quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Presidente da Fundação Marimbeta participa de homenagens do legislativo a Ruy Póvoas


A presidente da Fundação Marimbeta, Cleonice Almeida, participou da sessão especial da Câmara de Vereadores que marcou os 50 anos de atividades do babalorixá Ruy Póvoas, que também é professor universitário e autor de vários livros, inclusive “A Linguagem do Candomblé”, “Os Deuses Africanos no Candomblé da Bahia", “Itan dos Mais Velhos”, “A Fala do Santo” e “Memória do Feminino no Candomblé”, entre outros trabalhos. A homenagem foi convocada pelo vereador Aldenes Meira e contou com a participação de vereadores, representantes da área acadêmica, da Academia de Letras de Itabuna – Alita - e do povo de santo, além de artistas e intelectuais.

Cleonice Almeida destacou que conheceu Ruy Póvoas quando os dois ensinavam na Faculdade de Filosofia de Itabuna, que funcionava onde era a Casa do Educador, hoje em reforma e depois se transformou na Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna, o embrião da Universidade Estadual de Santa Cruz. Ela salientou ainda o trabalho realizado pelos dois na Escola de Aplicação e a contribuição de Ruy Póvoas para a educação em Ilhéus e Itabuna, as duas maiores cidades do Sul da Bahia.


A dirigente da Fundação Marimbeta fez questão de ressaltar não apenas a competência do homenageado como educador e escritor, além de ter sido um destaque na Uesc “como educador e pelo companheirismo, pelo ombro amigo, pois sempre foi uma pessoa desprendida, que ouve a todos e sempre discutiu os rumos da educação na nossa região e no país”.

Cleonice Almeida complementou elogiando a proposta do vereador Aldenes Meira ao convocar a sessão especial do legislativo que homenageou o educador, “pois nós vivemos uma história e aqui, neste momento reconhecemos o seu valor e a sua contribuição no campo cultural, religioso, ético e moral”, finalizou.
Foto: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...