terça-feira, 31 de outubro de 2017

Prefeitura de Itacaré e Adab discutem projeto para as escolas da zona rural


Sensibilizar a comunidade escolar da zona rural em relação à defesa agropecuária e promover mudanças comportamentais para melhorar a saúde humana e ambiental. Esses são os principais objetivos do Projeto Adab na Escola que está sendo discutido entre a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia e a Prefeitura de Itacaré para que seja implantado no município. E na manhã desta segunda-feira representantes da Adab e da Secretaria Municipal de Educação de Itacaré se reuniram com a comunidade da região da Camboinha para apresentar o projeto e discutir as viabilidades para que possa ser implantado no município já no início do ano letivo de 2018.


De acordo com a fiscal agropecuária da Adab, Catarina Mattos, inicialmente o projeto prevê a capacitação dos professores e o acompanhamento durante todo o ano oferecendo subsídios para que os educadores possam transmitir conhecimentos capazes de formar cidadãos conscientes e levar esses saberes para o contexto familiar. A proposta é despertar nos alunos o interesse pelas atividades do meio rural, além de incentivar o homem do campo a permanecer em sua região. O projeto também permite ao professor e ao aluno a oportunidade de trabalhar as matérias curriculares compartilhada com a realidade em que vivem.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, defende a implantação do projeto como o Adab na Escola como forma de tornar o ambiente escolar muito mais atrativo, interativo e agradável, trabalhando as disciplinas de acordo com a realidade dos estudantes. Ele explica que além da conscientização dos alunos, o projeto também visa estimular o aprendizado, trazendo novas técnicas de cultivo e criação com sanidade. A proposta é desenvolver inicialmente o projeto piloto em uma unidade escolar da zona rural e em seguida ampliar para outras escolas, beneficiando cada vez mais estudantes.

Como parte da parceria, cabe à Adab promover a capacitação dos educadores para transmitir os conhecimentos sobre defesa sanitária, oferecer o material didático para os trabalhos com o alunado, além da orientação e o acompanhamento técnico e avaliação periódica do aprendizado. O acompanhamento será feito durante todo o ano com a turma, incluindo atividades de campo e visita a laticínios e outros projetos. No final os alunos receberão certificados de participação. Com esse trabalho a Adab e a Prefeitura de Itacaré pretendem obter como resultados a redução da incidência de doenças e pragas dos animais e vegetais, garantir a oferta de alimentos de qualidade produzidos para o consumo humano e promover a melhoria da qualidade de vida dos consumidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...