segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Prefeitura de Itabuna realiza Dia “D” de vacinação antirrábica

A VACINAÇÃO DE SEU ANIMA CONTINUA NO ZONOSE
A Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou no último sábado (07) o “Dia D” de Vacinação Antirrábica. O objetivo era vacinar, seguindo determinação do Ministério da Saúde, cerca de 30 mil animais. Em Itabuna, todas as unidades de saúde foram utilizadas como postos de vacinação, tanto dos bairros, como no centro da cidade, que funcionaram, em ritmo acelerado, das 8h às 17h.
Cinco postos volantes também foram utilizados na campanha que é voltada para cães e gatos, a partir dos três meses de vida. A estudante de medicina veterinária Stefany Maria Rodrigues, 22 anos, moradora do bairro Mangabinha, levou seu gato para ser vacinado no posto de Saúde por reconhecer a importância da proteção. “A raiva também atinge o humano e precisa ser erradicada. Todos devem levar seus animais a um posto especializado”.

O senhor Roque Leite, 52 anos, morador da Rua Juca Leão, vacinou o seu cão por também reconhecer a necessidade da prevenção. “Os animais devem ser vacinados porque é muito bom para a segurança da família”. No Posto de Saúde do bairro São Caetano, por exemplo, a previsão era vacinar 2.500 animais, já no bairro Califórnia, um dos mais movimentados, era a vacinação de três mil animais. Para o agente de saúde Walter Prado Motta, no setor há 23 anos, frisa que os donos de animais têm a obrigação de vacinar seus bichos de estimação, “por ser uma segurança para todos!”.
 Para Normandia Santos, moradora da Rua Santo Antônio, no mesmo Bairro, que levou seu cão (Pitibull), devidamente de focinheira; “os animais fazem parte da família, portanto têm que ser tratado como tal, caso contrário, se o animal adoecer pode transmitir os sintomas a todos da família”.
 Balanço

Ao final dos trabalhos, na tarde de sábado (07), foram contabilizados 15.040 animais imunizados na zona urbana, e 2.900 na zona rural. Na oportunidade, o diretor do Centro de Controle de Zoonoses, em Itabuna, o médico veterinário Waldemar D’fonseca, informou que a vacinação antirrábica vai acontecer durante toda a semana no Centro de Zoonoses que está situado na rua São José, 122, bairro Antique, para atender todos os animais que ainda não foram vacinados. “A nossa meta é atingir 30 mil animais, dos quase 50 mil existentes em nosso município”, ressaltou. Interessados em obter mais informações podem entrar em contato pelo telefone (73)3212-3439.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...