domingo, 8 de outubro de 2017

Governo discute com professores e vereadores sobre Adicional de Classe


O prefeito Fernando Gomes recebe, na próxima quarta-feira (11),  vereadores e dirigentes  do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna (Simpi): na agenda a questão da retirada do adicional de classe (AC) de alguns profissionais da educação. O encontro foi definido após uma reunião preliminar no Centro Administrativo Firmino Alves, solicitada pelos representantes do sindicato com as secretárias de Governo, Maria Alice Araujo Pereira e  de Educação, Anorina Smith Lima, além de um representante da Procuradoria Feral do Município na última sexta-feira(6), garantindo assim um  canal de negociação com a categoria profissional.
A secretária Maria Alice fez um relato das dificuldades enfrentadas pelo governo em função da queda de arrecadação e também em função da Lei de Responsabilidade Fiscal, que limita os gastos com pessoal em 54% , quando agora no último quadrimestre o governo gastava o equivalente a 62%. Ela apontou que além problemas decorrentes da redução da atividade econômica no país, o município também opera o Hospital de Base, assumindo o ônus de atender a pacientes de toda a região, com isso o governo teve de realizar mais de 450 recisões de contratos de trabalho.


Lembrando que é disciplinada e não iria nem cometer irregularidades, nem trabalhar contra os professores, a secretária de Educação, Anorina Lima informou que a retirada do AC foi uma decisão do governo, embasado no posicionamento da Procuradoria Geral do Município sobre a ilegalidade do pagamento: “a ideia era minimizar os gastos com a educação e a  medida representou economia de quase R$ 200 mil para o município”.

 Ela também explicou sobre o não comparecimento à reunião convocada pela Comissão de Educação da Câmara, na semana passada, uma vez que foi uma decisão de governo e porque tinha outros compromissos naquela data, “como foi comunicado através de uma carta ao legislativo’.

A presidente do Simpi, Carminha Oliveira informou  que o sindicato acredita ser possível encontrar uma solução negociada para o impasse através  do diálogo, “inclusive solicitamos ajuda dos vereadores e estamos mantendo o canal de negociação aberto com o governo”. Também participaram da reunião os advogado  do Simpi, Tadeu Cincurá e Jessé Melo.

Por Kleber Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...