segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Emoção marca sepultamento de Ana Cláudia Lagariça em Itabuna


 Com muita emoção e um grande acompanhamento de familiares, secretários municipais, vereadores, empresários, profissionais liberais, lideranças comunitárias e amigos, foi sepultado na manhã de domingo (29), no  jazigo da família, no Cemitério do Campo Santo, em Itabuna, o corpo da empresária Ana Cláudia Araújo Lagariça. Ela era sobrinha da secretária de Governo Maria Alice Araújo Pereira, que a acompanhou para tratamento especializado em Salvador e cuidou do translado do corpo para Itabuna após o seu falecimento.

     O corpo da empresária foi velado no SAF desde a tarde de sábado (28),   onde foi visitado por centenas de pessoas e celebrada uma missa de corpo presente pelo Frei Calazans. A família de Ana Cláudia também recebeu mensagens de condolências e o prefeito Fernando Gomes divulgou uma nota oficial lamentando o falecimento prematuro da jovem empresária, destacando a sua competência, capacidade de trabalho e elegância. Veja outras matérias. 
    Foto: Waldyr Gomes


  
Prova Brasil avalia 37 escolas itabunenses

      Centenas de alunos da 5ª série, o equivalente ao último ano do ensino fundamental I e da 9ª série, que derradeiro ano do ensino fundamental II, de 37 escolas da rede municipal de ensino estão participando da Prova Brasil, aplicada entre 24 de outubro e 3 de novembro.
     
  A secretária de educação, Anorina Smith Lima, considera que esta é a maior ação do Ministério da Educação na área do ensino fundamental em todo o país. A prova é realizada a cada dois anos para uma avaliação externa das escolas.

       Para os alunos do ensino fundamental I a avaliação inclui uma verificação das habilidades de leitura e resolução de problemas e no II, além dos conhecimentos de matemática estão incluídas leituras de textos com seus significados e interpretações. As aplicações das provas são acompanhadas pela direção e coordenação das escolas municipais, que também respondem a questionários específicos solicitados pelo Ministério da Educação.
O que é
        A Prova Brasil é uma avaliação censitária das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo. 

        Como o objetivo da prova é avaliar os sistemas de educação (município, estado, país) não há necessidade de todas as escolas serem avaliadas. Por uma questão de logística e custos, nas diferentes edições da Prova Brasil algumas escolas e seus alunos não participaram.


 Refis prossegue com prazo ampliado para contribuinte

O prazo do Programa de Recuperação Fiscal – Refis 2017, que permite aos contribuintes em débito com o IPTU, ISS e taxas diversas com o município cujo vencimento tenha ocorrido até 31 de dezembro do ano passado quitarem suas dívidas com o fisco municipal, termina em 15 de dezembro.
O Refis oferece facilidades de pagamento ao contribuinte com um desconto de 100% dos juros e multas de mora ou de infração para pagamento integral. No caso de parcelamento em seis meses a redução é de 80%; de 60% para 12 meses; 40% num prazo de 24 meses; 30% em 36 meses; 20% em 48 meses e 10% num prazo de 60 meses.
O diretor da Divisão de Tributos, Emerson Carvalho informa que o sistema de atendimento foi ampliado para facilitar o acesso dos contribuintes e alerta aos que não aderiram ao programa para que façam a segunda etapa do Refis, evitando a negativação dos seus nomes em órgãos de restrição ao crédito como o Serasa e SPC.


Ações educativas com gestantes assistidas pelo CRAS II 

A gestão do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, tem sido pautada sob a perspectiva de garantir e fortalecer os direitos da população. Para atuar preventivamente junto as famílias que vivem em situação de risco, o governo municipal, através da Secretaria de Assistência Social (SAS), utiliza os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) como porta de entrada para as comunidades prestando auxílio em diferentes situações encontradas.

Com o objetivo de minimizar os riscos sociais, o CRAS II (Nova Ferradas) desenvolve uma série de programas voltados à ampliação do acesso aos direitos da cidadania. A secretária Sandra Neilma informa que um desses projetos é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, que, segundo ela, promove diferentes atividades visando integrar socialmente toda a comunidade. Para Sandra, “é através dessas ações que o governo mostra seu comprometimento com a melhoria de vida da população”.

A coordenadora do CRAS II, Alline Brito, destaca, dentre outras ações do PAIF, o projeto “Bebê a Bordo”, que realiza encontros quinzenais com gestantes, desenvolvendo ações educativas e preventivas, possibilitando a troca de experiências e conhecimentos. De acordo com a coordenadora, a soma de projetos executados pelo CRAS resulta numa assistência ampla que visa colaborar com todos os entes da gestante de modo a fortalecer os vínculos familiares.

Com a proximidade do fim do ano, a equipe do CRAS II prepara uma série de atividades para o grupo de gestantes 2017.2 que terá encerramento em dezembro. “Buscamos trabalhar a autoestima das futuras mamães e para isso planejamos realizar sessão fotográfica para eternizar, através das imagens, esse momento tão especial na vida delas”, conclui a coordenadora Alline Brito.



Futebol e confraternização marcam Dia do Servidor Público na Usemi


      Em Itabuna, o Dia do Servidor Público foi festejado no sábado (28), na sede da União dos Servidores Municipais, com uma festa marcada pela confraternização e integração de funcionários das diversas secretarias durante a realização de um churrasco, coordenado por Clenildo Silva Ramos, do RH e Cristian Araújo, da Sesttran.

       A programação dos festejos começou com um jogo entre as equipes da Secretaria da Administração 4 x 3 enfrentando uma seleção das diversas secretarias municipais, no Estádio Luiz Viana Filho, onde vem sendo realizado todas semanas jogos entre servidores das diversas unidades do governo.

     O secretário da Administração, Dinailson Oliveira também esteve na Usemi, onde além de participar da confraternização com os servidores, destacou o empenho do prefeito na valorização dos trabalhadores que atuam no atendimento da população nas áreas de saúde, educação, serviços públicos e infraestrutura, com a oferta de um serviço de qualidade.

    Ele também salientou as dificuldades enfrentadas pelo governo municipal em função da redução das receitas e a preocupação do prefeito com o pagamento dos salários dos mais de seis mil servidores, que são o maior e mais importante patrimônio do governo e da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...