sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Duplicação da Ilhéus-Itabuna terá acesso à Vila Gastronômica de Banco da Vitória


A obra de duplicação da Rodovia Jorge Amado, entre os municípios de Ilhéus e Itabuna - cujo contrato será assinado pelo governador da Bahia, Rui Costa, na próxima segunda-feira –terá um retorno para acesso à Vila Gastronômica do Banco da Vitória, projeto de qualificação comercial e turística daquela área, que está prestes a ser executado. O prefeito Mário Alexandre lembra que os recursos, provenientes de emenda parlamentar da senadora Lídice da Mata, já estão garantidos e que agora só falta a visita técnica do engenheiro da Caixa Econômica ao local, para autorizar a licitação da obra.

Segundo o secretário municipal de Turismo e Esportes, Roberto Lobão, na última reunião de adequação do projeto executivo da Vila Gastronômica Banco da Vitória, quinta-feira, em Salvador, os representantes da Caixa admitiram que essa visita técnica pode ocorrer dentro dos próximos vinte dias. Estiveram presentes também, o coordenador da Superintendência de Investimentos (SUINVEST) da Secretaria de Turismo do Estado (SETUR), Marcus Miranda, GMC do Município de Ilhéus, Cláudia Nolasco, Engenheiro Projetista,Adebaldo Rodrigues, e coordenador GGOV da CEF,Márcio Reis.


Durante a reunião, os representantes da Caixa aprovaram o memorial descritivo do projeto de qualificação, que abrangerá um trecho de quase dois quilômetros, com piso intertravado, zonas de estacionamento, paisagismo, iluminação e pórtico de entrada. O secretário Roberto Lobão explica que o projeto surgiu há cerca de sete anos, mas só agora a Prefeitura conseguiu destravá-lo, após reuniões realizadas pelo prefeito Mário Alexandre em Brasília e Salvador.

Apelo turístico - O Projeto Vila Gastronômica do Banco da Vitória pretende formatar um novo produto turístico no município, tornando o local um ponto de serviços importante na oferta e valorização de bares e restaurantes. Lobão comenta que existe uma demanda espontânea para o polo de serviços de Banco da Vitória. “Cerca de 70 por cento dos consumidores do local são provenientes de outros municípios”, afirma. 

A gastronomia oferecida em Banco da Vitória é baseada em pratos com o calambau, o conhecido Camarão Pitu, moquecas, mamilo e outras carnes, e até derivados do milho. Atualmente, onze restaurantes funcionam naquela área. Além disso, há comércio de coco e diversas frutas, artesanato e outros serviços.

O secretário acrescenta que o projeto de qualificação da Vila Gastronômica também inclui a capacitação e treinamento da mão de obra disponível e dos próprios empreendedores, através de parceria com o Sebrae. “A nossa perspectiva é que a Vila seja um equipamento turístico mais atrativo e se transforme na porta de entrada à cidade”, salienta.

Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...