terça-feira, 31 de outubro de 2017

Comerciantes do Bairro Santo Antonio solicitam retirada de árvores

As árvore vinha causava prejuízos  e riscos à estrutura de imóveis no local

Para garantir a segurança da população que transita pela travessa Nelsom Oliveira, na Praça do Bairro Santo Antônio, a prefeitura de Itabuna através das secretarias de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente (Sema) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur), atendeu um pedido de moradores e comerciantes do bairro e realizou a retirada de uma árvore cujas raízes vinham danificando a rua e estabelecimentos comerciais da local. De acordo com o secretário John Vinícius, titular da Sema, para garantir que a medida não afete o meio ambiente, outras mudas serão plantadas na localidade.


Com uma série de ações que prezam pela manutenção e ampliação das áreas verdes na cidade, a prefeitura também tem agido com celeridade nas situações onde galhos e raízes de árvores colocam em risco a vida da população.

O secretário John Vinícius informa que após receber as denúncias por parte dos moradores e comerciantes, a prefeitura, através do DELFA (Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental) analisou que a referida espécie  por ter raízes extensivas foi constatado que a árvore (Ficus) estava causando prejuízos materiais, podendo abranger outros imóveis, afetando mais pessoas.

John Vinícius destaca que a gestão está empenhada em revitalizar os espaços verdes da cidade, mas ressalta que, diante de situações que apresentam riscos às pessoas, é preciso realizar a poda de árvores e a retirada de algumas plantas. Para ele, é preciso ter um equilíbrio nessas ações de modo a garantir a segurança da população e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente.

Proprietário de uma farmácia localizada na praça do bairro Santo Antônio, o farmacêutico Eder Ribeiro disse que as raízes da árvore causavam uma preocupação de todos que frequentam o local, inclusive provocando considerável erosão no solo. Ele informa que há muito tempo convive com entupimento de esgoto no seu estabelecimento e que isso o tem levado a gastar com reparos e reformas.

“Na última vez que fizemos o reparo, percebemos que havia algo danificando a estrutura do prédio, deixando o piso fofo. Quando foi feita a reforma, identificamos que as raízes da árvore que fica em frente, na praça, estavam por baixo da estrutura do imóvel. O prejuízo foi enorme pois tivemos que trocar todo o piso e tubulação de esgoto. Tudo isso está registrado com filmagens do processo de reforma”, conclui o farmacêutico.


Fotos: Waldyr Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Antonio Carlos: uma luta de glórias!

ELE E PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR EM  ITABUNA O comunicador Antônio Carlos (Ufa), que apresenta o "Show da Tarde" através dos microfo...