terça-feira, 24 de outubro de 2017

Arrecadação de taxa da Central de Abastecimento do Malhado passa a ser revertida em benefícios do equipamento em Ilhéus


A partir de agora, os feirantes da Central de Abastecimento do Malhado, em Ilhéus, vão contribuir mensalmente com uma taxa de 7 reais por metro quadrado ocupado por seus boxes. Inicialmente, a arrecadação será totalmente revertida em benefício do equipamento, que recebe, todos os dias, milhares de pessoas. O acordo foi firmado na tarde de ontem (23), entre o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre e o presidente do Sindicato dos Feirantes e Ambulantes de Ilhéus (Sincovfamil), Afonso Ramos da Rocha.

As centrais de abastecimento do município possuem o Decreto Regulamentar desde 2015, outorgado pela antiga gestão, que disciplina diversos aspectos do setor. Entre eles, a comercialização de produtos e a prestação de serviços em geral, sempre com vistas à satisfação das necessidades e ao atendimento dos interesses da coletividade por meio do sistema de varejo em dias e horários predeterminados pela administração. Mas, na prática, jamais funcionou.


Entre as obrigações destinadas aos usuários, está o pagamento das tarifas do boxe. Mas há também outras exigências, a exemplo da ocupação dos espaços apenas com o tipo de mercadoria para o qual está previamente destinado, ter anualmente em mãos pelo menos dois certificados de capacitação promovida pelo Sebrae ou por outra entidade similar para o aprimoramento da capacidade comercial e/ou de serviço e zelar pela conservação do espaço, mantendo-o limpo e em perfeitas condições de uso.

Documento - Agora, os feirantes receberão um Documento de Arrecadação Fiscal que deverá ser pago na rede bancária. “A medida foi oficializada após longa negociação com o objetivo de encontrar soluções e melhorias para os feirantes e ambulantes que trabalham na Central de Abastecimento do Malhado”, destaca Paulo Sérgio Santos, secretário municipal de Indústria e Comércio.

Até aqui, a Prefeitura tem assumido todos os custos operacionais – com limpeza e manutenção – da Central de Abastecimento. A proposta sugerida pelo prefeito e acatada pelo sindicato é de que a arrecadação nos primeiros seis meses seja totalmente revertida para a manutenção e melhoria do espaço, oferecendo melhores condições para os usuários da Central de Abastecimento. “Com o natural estímulo gerado entre os comerciantes, que testemunharão a melhoria do espaço, após este período será novamente estudada uma atualização na taxa, já que o valor acordado para o momento não cobre as despesas geradas pelo espaço”, explica Paulo Sérgio.

Mais investimentos - O prefeito Mário Alexandre tem feito viagens à Brasília, com o objetivo de captar recursos para investimentos na Central de Abastecimento do Malhado. No Ministério da Integração Nacional, apresentou o projeto de reestruturação do espaço, orçado em dezenove milhões de reais. A cobertura do canal do Malhado é considerada uma medida fundamental no projeto de requalificação. A primeira etapa da obra vai cobrir uma área de 388 metros. O projeto abrange a requalificação dos pavilhões da Central, além de estacionamento coberto, área de convivência e urbanização do entorno.

A Central de Abastecimento do Malhado foi construída em 1981, substituindo o antigo mercado municipal na atual avenida 2 de julho. A instalação no Malhado teve o intuito de impulsionar o comércio informal criando uma verdadeira teia de atividades de pequenas dimensões que são essenciais para economia local na geração de trabalho e renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...