terça-feira, 26 de setembro de 2017

VII Conferência Municipal de Saúde discutiu o papel do cidadão para o fortalecimento do SUS


Um público formado por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde compareceu ontem (25) em massa no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) para participar da VII Conferência Municipal de Saúde. O evento que teve como tema “O Papel do Cidadão no Fortalecimento do SUS” contou com a presença da Secretária de Saúde de Itabuna, Lísias São Mateus, de representantes do Conselho Municipal de Saúde, e da palestrante Alessandra Borges, enfermeira com mestrado em Saúde Coletiva.

Considerado um evento de grande poder social para transformação e defesa do fortalecimento do SUS, os participantes da VII Conferência Municipal de Saúde mostraram mais uma vez vontade e disposição em avançar com a saúde no município. Para a secretária Lísias São Mateus, a conferência se apresentou como um momento de tomada de decisões. Veja mais, Setembro Verde


Ela aproveitou para lembrar a importância da Conferência e do processo de elaboração do SUS. “É muito importante que tenhamos momentos como este de conferências, porque o SUS foi construído exatamente desta forma, a partir de um movimento social em que se idealizou o que é um Sistema Único de Saúde, ou seja, um sistema de igualdade para todos, de acessibilidade e de principalmente justiça”, reforçou.

Na avaliação da Secretária, o que falta “é tirar as ideias do papel e conseguirmos enquanto Gestão e Conselho Municipal de Saúde, colocar em prática, fazer com que as demandas dos usuários e as nossas reflexões saiam do papel e possam ser discutidas num contexto macrorregional, estadual e nacional, para depois quem sabe, implantarmos uma política pública direcionada para o que discutimos aqui inicialmente”, explicou.

E acrescenta: “A partir do momento que idealizamos algo, ele só se concretizará quando se tornar uma diretriz do SUS e uma política pública, ou seja, parte do nosso encaminhamento para o Estado e depois para o Ministério da Saúde, para que possamos assim ter uma concretude daquilo que discutimos na Conferência Municipal. Caso contrário, nenhuma diretriz será efetivada. Considero o momento desta Conferência como o nascer de uma nova diretriz para que possamos assessorar o SUS e mantê-lo acessível para toda população”.

Conferência de Vigilância em Saúde
Vale ressaltar que nesta terça-feira (26) também acontece no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) a I Conferência de Vigilância em Saúde.  Às 8h30 horas teve uma palestra sobre “Vigilância, saúde do trabalhador e controle social” ministrada pelo médico Francisco José Souza e Silva, seguida de um debate com a participação dos profissionais e usuários do SUS. Logo após a enfermeira Soraya Santiago ministrou palestra sobre “Vigilância em Saúde: direito, conquistas e defesa de um SUS público de qualidade”. O encontro será encerrado com a eleição dos delegados para representação de Itabuna na Conferência Estadual.


Setembro Verde tem plantio de árvores e culto ecumênico

            Como parte da Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, o prefeito Fernando Gomes planta às 9 horas de amanhã (27), nos jardins do Hospital de Base, uma muda simbolizando a árvore da vida. A data coincide com o Dia Nacional do Doador de Órgãos, marcando a culminância do Setembro Verde, mês da campanha e coincide com os festejos do 29º aniversário de fundação do HBLEM.

O hospital de Base Luís Eduardo Magalhães foi inaugurado em 27 de setembro de 1998 pelo então Prefeito Fernando Gomes e desenvolve atividades que têm proporcionado acolhimento, bem-estar e saúde à população de Itabuna e de centenas de municípios do Sul, Extremo Sul e do Sudoeste Baianos, funcionando como referência em traumas.

Além de investir no reequipamento e reestruturação do hospital, a Fundação de Atenção a Saúde de Itabuna (FASI) também realiza a reforma de três enfermarias, a primeira delas a Frei Joaquim Cameli, com 38 leitos, inaugurada em 28 de julho, com o repasse de recursos através de uma ação judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, numa decisão da Juíza da 2ª Vara do Trabalho de Itabuna, Eloina Maria Barbosa Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Conquista, Salvador e Feira lideram casos prováveis de Dengue na Bahia

Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram o ranking de cidades com maior número de casos prováveis de Dengue em 2024, de aco...