terça-feira, 19 de setembro de 2017

#TransformaÊ: tudo pronto para a Virada Educacional em Itabuna



 
Arte, cultura, esporte, intervenções sociais e mostra de experimentos científicos estão entre as ações que irão marcar, nesta quinta (21), a segunda edição do #Transformaê - Virada Educacional Bahia. Tanto nas escolas como nos Centros de Educação Profissional da capital e do interior, estudantes, professores, gestores e funcionários estão prontos para a apresentação dos projetos, que estão sendo desenvolvidos durante o ano letivo de 2017. Serão 12 horas de atividades simultâneas, com a integração da escola com a comunidade.

No Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (CEEP), em Itabuna, serão realizadas durante todo o dia palestras e aulas públicas com temas como gravidez na adolescência, escola e família, meditação e saúde, segurança alimentar, produtividade da lavoura cacaueira, dentre outras.


O CEEP Itabuna também terá oficinas de artesanato, decoração de garrafas, escultura em frutas, dança, vôlei e futsal; além da prestação de serviços de pressão arterial, glicemia, tipagem sanguínea e avaliação nutricional.
Todas as atividades serão abertas ao público, das  07h30min às 19h30min.

 O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, fala sobre a importância da iniciativa. “Este é um momento em que a escola discute o ambiente de ensino e realiza transformações. Por isso, nessa ação, a Secretaria da Educação aproveita para apoiar e acompanhar as atividades com o objetivo de ouvir, perceber e sintonizar-se com a situação das escolas, para que trabalharemos para intensificar a melhora do eixo pedagógico, que consideramos o espírito da escola”, ressaltou.

Seminário debate enfrentamento da violência na escola

Será realizado no dia  21 de setembro, o seminário “A Educação Física no Ensino Médio: Fomentando as possibilidades de enfrentamento da Violência”. O evento acontece a  partir das 7  horas, no Clube dos Comerciários, e  é coordenado pela professora de Educação Física do Colégio General Osório  em Itabuna,  Mayllena Fernandes de Carvalho, com o objetivo de  debater o esporte enquanto mercadoria, alicerçado a sua espetacularização;  a ética  e a legitimação.

O seminário terá como palestrantes o psicólogo especialista em terapia cognitiva  Alessandro Costa Peixoto, o bacharel em segurança pública pela Academia da Policia Militar Gilvan dos Santos, a psicóloga especialista em psicologia educacional Gerbara Dias de Souza, o juiz da Vara de Infancia e Juventude Hilton de Miranda Gonçalves, o vereador e sindicalista Jairo Araujo, a bacharel em   segurança pública pela Academia da Policia Militar  Lais Sena Mimoso e a pedagoga e mestra em memória linguagem e sociedade  Renata Tereza Meirelles.

Entre os temas abordados no seminário estão “Violência sob o olhar da segurança pública”, “Violência de crianças e adolescentes”, “Psicologia e Ressocialização no Sistema Prisional”, “Violência de Gêneros”, “Violência no Esporte” e “Violência e Sociedade”.

De acordo com Mayllena,  “por intermédio da abordagem pedagógica do esporte cheguei à interpelação de que a referida temática pudesse versar com as demais disciplinas por entender que os demais educadores poderiam contribuir  sobre os significados da violência e os motivos que levam à ela”. Ela foi uma das 50 educadoras finalistas do prêmio Educador Nota 10, com projeto o  “O ensino de Educação Física e as práticas corporais de aventura, desenvolvido com estudantes do Ensino Fundamental e Médio”.


Informações e inscrições podem ser feitas através do telefone/watshap 73 98846 2884

Por - Daniel Thame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...