segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Segurança e prevenção de acidentes foram destaques na Semana do Trânsito


 A 13º Semana Nacional de Trânsito – 13ª SNT em Itabuna foi promovida pela Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito – Sesttran, em parceria com diversas secretarias municipais, PM, PRE e PRF, além de diversas instituições e empresas privadas, com o objetivo levar aos condutores e pedestres uma mensagem de prevenção e respeito às leis de trânsito, tendo como foco principal a segurança no trânsito e a prevenção de acidentes.  
O evento teve como tema “Minha escolha faz a diferença”  e as ações foram centralizadas na Praça José Bastos, onde foi realizada uma “simulação de acidente automobilístico, com socorro às vítimas”, feito por equipes do Samu de Itabuna/Ilhéus), com a participação do Corpo de Bombeiros e estudantes do curso de Enfermagem da Uesc. O objetivo era mensurar o tempo de resposta no atendimento, no caso de uma ocorrência de acidente de trânsito real. A simulação atraiu um grande público que lotou a praça. Veja a seguir outras informações:

Já durante o final de semana a equipe da Sesttran, com apoio do 15 BPM, realizou blitzen artísticas, visitando à noite os bares da cidade com o objetivo de conscientizar a todos sobre o risco da mistura “álcool e direção”, fator responsável por uma grande parcela dos acidentes de trânsito.
Na manhã de sábado (23.09) a mensagem da 13ª SNT foi levada pela Sesttran à comunidade, durante o “Dia da Responsabilidade Social”, promovido pela FTC e parceiros, também na Praça José Bastos.  
O Secretário Cláudio Dourado, que esteve junto à equipe da Sesttran, acompanhando a ação educativa, se mostrou bastante satisfeito com os resultados da 13ª SNT e lembrou que a educação para o trânsito já apresenta resultados positivos em Itabuna, onde já houve uma redução de cerca de 10% dos acidentes, no comparativo do período de jan. a jul/2017, com igual período do ano passado. “A meta é continuar a trabalhar a redução das estatísticas de acidentes”, complementou.
A professora Elessandra Bispo, coordenadora da 13ª SNT ressaltou o sucesso de evento, que levou à Praça José Bastos, uma média de 600 visitantes por dia. A Semana Nacional de Trânsito, foi encerrada  hoje(25), com uma “Caminhada pela Paz”, com saída do Jardim do “Ô” e concentração à partir das 8h da manhã.
INTERBAIRROS 31 GOLS

Nos dez  jogos 31 gols no Interbairros


        Um total de 31 gols foram marcados no dez jogos da  última  rodada do Interbairros, com uma média de 3,1 tentos por jogo e apenas uma partida terminou em 0 x O, o jogo entre as equipes do Carlos Silva  x Daniel Gomes, pelo grupo 6.  Já o jogo do Santa Inês 4 x 3 Mutuns, pelo grupo 10, foi o que registrou o placar mais dilatado.
     Na mesma rodada foram registrados dois empates por 2 x 2, nos jogos Santo Antônio x Novo Horizonte, pelo grupo 13 e Itamaracá x Ferradas, pelo grupo 16.  No grupo 3, a equipe do Núcleo da Ceplac venceu por 3 x 2 ao time do Banco Raso e São Lourenço derrotou pelo G12, ao Novo Tupinanbá por 3 x 0.
    Quatro jogos terminaram em 2 x 0. O Nova Ferradas, pelo G16, venceu por 2 x 0 à Roça do Povo,  pelo mesmo placar, no G 4 a Mangabinha derrotou ao time do Ribeirão Seco; o João Soares se impôs sobre São Roque (no G8) e o São Pedro, pelo grupo 7 venceu a equipe do bairro Conceição.



Seminário Leitura e Escrita na Educação Infantil: Como Assim?



    A secretária de Educação Anorina Smith Lima participou de um debate no  Seminário Leitura e Escrita na Educação Infantil: Como assim?, no auditório Paulo Souto, na Universidade Estadual de Santa Cruz/Uesc.  O evento integra o projeto de extensão para o Fortalecimento e Articulação da Educação Infantil do Departamento de Ciências da Educação da Uesc, realizado em parceria com o Fórum Baiano de Educação Infantil/FBEI – Polo Sul e secretarias municipais de educação do Sul da Bahia.
    Ela falou sobre desafios na  Educação Infantil e da discussão da Leitura e da Escrita nesta etapa. A secretária destacou  ainda as ações realizadas  pela Secretaria da Educação e no período da tarde,  a professora Elioenai Santos de Santana Farias, Presidente do Conselho Municipal de Educação de Itabuna, participou como mediadora de uma palestra sobre Políticas de Educação Infantil nos municípios: compromissos e desafios, com a participação dos professores Osman Nogueira Junior, presidente Sindicato APPI/CME – Ilhéus e Emilia  Peixoto Vieira (Uesc/DCIE).
   O evento teve como público alvo, professores, gestores, coordenadores, secretários municipais  e  representantes dos municípios da região, além de dirigentes dos  Conselhos Municipais de Educação, sindicatos e  estudantes de Pedagogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...