sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Prefeitura inicia obra de reforma em quatro unidades de saúde em Itabuna


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itabuna trabalha para dar nova vida aos prédios onde funcionam as unidades de saúde do município. Para isso, estão sendo executadas obras de reforma simultaneamente em quatro unidades básicas de saúde (UBS) e de Saúde da Família (USF). A proposta é melhorar as condições de trabalho dos profissionais, mas, principalmente, assegurar um atendimento de qualidade, conforto e humanização dos serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

As obras contemplam substituição das redes hidráulicas e elétricas, telhado e piso em algumas delas, pintura nas paredes internas e externas e limpeza de área com roçagem e capinagem. Estão sendo reformadas as UFSs de Nova Ferradas, Mário Peixoto (bairro Jorge Amado) e Francisco Benício em Mutuns, e na UBS José Maria de Magalhaes Neto, no centro da cidade, esta já com as obras em fase de conclusão.


A diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB) da SMS, Alessandra Lopes, informou que o atendimento na USF Mário Peixoto está sendo feito na unidade Calixto Midlej, no mesmo bairro, até que a obra no prédio da Mário Peixoto seja concluída.

Ela adiantou que já tem um organograma de trabalho que prevê a reforma em todas as demais unidades de saúde, priorizando as que estão em  situação mais crítica. “A demanda é grande e os recursos não são suficientes para atender a todos ao mesmo tempo, mas estamos avançando nas reformas para garantir aos cidadãos, serviços básicos de saúde essenciais para a prevenção de doenças, com qualidade e mais humanizados”.

A diretora destaca ainda que o prefeito Fernando Gomes, que tem uma atenção especial para o setor da saúde, pediu prioridade para a atenção básica à saúde, por entender que são nessas unidades que os moradores buscam o primeiro atendimento.  “A atenção básica é a porta de entrada à primeira consulta, o primeiro contato que o paciente faz com os profissionais da área e isso significa garantir saúde e qualidade de vida para a comunidade”.

Umas das primeiras unidades de saúde a ser reformada na atual gestão, que já funciona plenamente, foi a UBS José Édites, no São Caetano. Inclusive o atendimento aos usuários do SUS passou a ser feito também nos fins de semana, por determinação do prefeito Fernando Gomes. A unidade conta com uma equipe formada por médicos, nutricionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, além de pessoal administrativo e de apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO EM ITABUNA NOVAMENTE FAZ PALESTEA

Zico Um dos maiores nomes do futebol mundial esteve em Itabuna neste dia 18 de abril  ministrando uma palestra a empresarios e profissionais...