quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Município debate na Câmara a Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos


Representantes da Prefeitura Municipal de Itabuna participaram esta semana de uma sessão especial na Câmara Municipal de Itabuna para discutir a “Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos”, estabelecida com base na Lei de nº 12.305/2010, que determina que os municípios devem se adequar à mesma extinguindo os lixões e implantando aterros sanitários até o ano de 2018. O Secretário Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, John Nascimento, e o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Patrick Olbera Monteiro, falaram das propostas do Governo de Itabuna na Sede do Legislativo Municipal, a convite do vereador Josué de Souza Brandão Júnior (Júnior Brandão).

A sessão que contou com grande participação de estudantes universitários e da comunidade em geral, teve ainda a presença da Diretora do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, Tayla Marrocos, dos presidentes dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente (Comam), Flávio Leopoldino, e de Desenvolvimento Urbano Sustentável (Comdus), Napoleão José de Santana Filho. Na oportunidade, o Secretário John Nascimento informou que o prefeito Fernando Gomes tem trabalhado para que Itabuna se adeque à legislação. Grupo Escolar Pedro Jerônimo comemorou a Semana da Pátria 


“Estamos em processo de formação de uma Comissão para elaborar o Termo Técnico do Plano de Saneamento Municipal, que foi aprovado no ano passado pelo legislativo municipal, mas que contempla apenas o diagnóstico dos resíduos. A partir da elaboração deste Termo, a Prefeitura poderá contratar uma empresa que será responsável por completar o Plano de Saneamento com as soluções necessárias para o diagnóstico dos resíduos”.

A partir deste plano, de acordo com o Secretário, serão trabalhados dois pontos importantes: a educação ambiental com foco na redução dos resíduos sólidos, e a coleta seletiva/reciclagem através do incentivo e qualificação de associações e catadores de lixo. “Somente o que não servir para reciclagem que será levado para o aterro sanitário”, explica. E chama a atenção para o fato de que o prefeito Fernando Gomes tem grande preocupação com a questão ambiental.
“O lixão de Itabuna sempre serviu de depósito para outros municípios, que vinham descarregar seus dejetos, mas desde que o prefeito Fernando Gomes assumiu a gestão municipal ele proibiu o uso indevido de outras cidades”, frisou John Nascimento, lembrando que a Prefeitura de Itabuna está à disposição para receber sugestões da comunidade.

Grupo Escolar Pedro Jerônimo comemorou
a Semana da Pátria com desfile cívico

Os alunos do Grupo Escolar Pedro Jerônimo tiveram uma semana especial marcada por atividades cívicas que tiveram sua culminância nesta quarta-feira (06). A diretora da escola, Maria Célia Almeida Miranda, informa que as atividades tiveram início na segunda-feira (04) com atividades internas como hasteamento de bandeiras e canto do Hino Nacional. “Hoje, para marcar o encerramento das atividades cívicas levamos nossas crianças para desfilar pelas ruas do bairro”, informa.

Um total de 344 alunos que são atendidos no Grupo Escolar Pedro Jerônimo participaram das atividades. “Buscamos nestes três dias mostrar para os nossos alunos a importância da Semana da Pátria, da Independência do Brasil, e hoje decidimos compartilhar nossas ações com toda comunidade”, destacou a diretora Maria Célia Miranda.

E completou: “Todos nós precisamos saber em que país vivemos, reconhecer a nossa nação e ao mesmo tempo lutar por melhores governantes. Esta consciência é de tamanha importância para os alunos, e eles aprenderam muito, entenderam que precisamos de governantes mais sérios e da necessidade do direito igualitário”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...