sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Itabuna representada no Fórum Internacional sobre Saúde Mental em Salvador

Visando promover debates e trocas de experiências entre pessoas e organizações que constroem práticas sucedidas no desenvolvimento da boa qualidade dos serviços de saúde mental da comunidade, está sendo realizado em Salvador o “Fórum Internacional: novas abordagens no cuidado em saúde mental”. Representam Itabuna, no evento, que acontece entre os dias 31/8 e 1º/9, a técnica educacional  Cintia Silva e a psicopedagoga Viviane Azevedo, do Centro de Atenção Psicossocial – CASPS AD.

Para o coordenador da unidade, José Messias, a participação das especialistas de Itabuna, é importante não apenas para a troca de ideias, mas também para a implantação de estratégias e a efetivação de serviços que visem melhorar a vida de pessoas que sofrem de transtorno psíquico, além da construção de parcerias de sucesso entre os usuários dos serviços, suas famílias e a comunidade.


“Além da troca de experiência é fundamental a discussão do tema para o avanço no cuidado em saúde mental, incluindo examinar o uso de medicamento, o matriciamento na atenção básica que já está sendo implantando em Itabuna, e também para conscientizar os profissionais e trabalhadores da saúde sobre novas estratégias em saúde mental, junto com os usuários dos serviços e suas famílias”.

Messias disse ainda que ao adquirir conhecimento e novas formas de abordagem sobre a saúde mental, é possível aplicar as técnicas mais modernas no serviço desenvolvido pelo CAPS, capacitando ainda mais a unidade “para oferecer um serviço de qualidade buscando a redução de danos dos usuários do programa”.

Ele ressalta que uma das preocupações do prefeito Fernando Gomes é a união de esforços de todos os departamentos da Secretaria Municipal de Saúde para a melhoria da qualidade do serviço público de saúde prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A secretária municipal de Saúde, Lísias São Mateus, com sua visão direcionada para o bom funcionamento do SUS em Itabuna, conseguiu agregar e estimular sua equipe, envolvendo os setores da SMS para trabalhar por uma saúde pública de qualidade, que atenda aos anseios dos usuários do SUS e com isso garantir o direito da comunidade, a uma saúde plena, como deseja o prefeito”.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Conquista, Salvador e Feira lideram casos prováveis de Dengue na Bahia

Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram o ranking de cidades com maior número de casos prováveis de Dengue em 2024, de aco...