sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Itabuna homenageia à Brava Gente Brasileira no desfile cívico do 7 de Setembro


         O desfile cívico do 7 de Setembro, em Itabuna, terá como tema central a “Brava Gente Brasileira” e segundo a secretária de Educação, Anorina Smith Lima,  será aberto às 7 horas e 40 minutos, com a leitura do texto oficial pelo cerimonial do governo, seguido de hasteamento das bandeiras do Brasil, pelo prefeito Fernando Gomes; da Bahia, pelo tenente-coronel PM Daniel Riccio, Comandante do 15º BPM, e de Itabuna, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Chico Reis.

Na sequência haverá execução dos hinos do Brasil e de Itabuna e revista ao contingente militar. O desfile será dividido em cinco blocos, sendo o primeiro deles com a participação de integrantes de unidades militares como Tiro de Guerra,  seguido do Colégio da PM, de pelotões das polícias rodoviárias Estadual e Federal, dos 4º Grupamento de Bombeiros, Esquadrão da Polícia Montada,  Cipe Cacaueira e a Guarda Civil Municipal.


No segundo grupo desfilam instituições da sociedade civil organizada com representações do Núcleo Cuidar, Apae, GAC, Bandeirantes, Lojas Maçônicas, Ordem Demolay, Desbravadores e Aventureiros, além do Instituto Flauta Carlos Oliveira, LBV, clubes de Rotary e do Lions e representações das  fundações Marimbeta e Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc). Nos grupos três, quatro e cinco desfilam dez escolas municipais, precedidas pela Banda Marcial de Itabuna, com quatro pelotões de alunos caracterizados e outros seis pelotões de alunos uniformizados; bem como alunos dos colégios particulares e estaduais, respectivamente.

A diretora do Departamento da Educação Básica da Secretaria de Educação de Itabuna, Elisângela Messias, informou que a agenda do desfile foi definida após uma série de reuniões com as diversas unidades militares e dirigentes de escolas e além do tema central, poderão ser abordados diversos subtemas como diversidade, cultura, leitura e a importância da escola de qualidade.

Já a assessora de artes e atividades complementares do Departamento da Educação Básica da Secretaria de Educação, Silvia Olivia Smith Lima Azevedo, explicou ele, que o tema faz alusão aos versos do Hino da Independência, composto em 1822, pelo poeta Evaristo da Veiga e com subtemas a critério das diversas escolas participantes. “A ideia é fomentar a discussão sobre liberdade e cidadania, por meio de imagens e de mensagens veiculadas no desfile”, finalizou.

A realização do desfile mobiliza as diversas secretarias do governo, cabendo à Secretaria de Administração e Governo a implantação da infraestrutura, inclusive com a montagem do palanque oficial. A Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito cabe interditar o trajeto do desfile para veículos no trecho compreendido entre o Jardim do Ó até o final da avenida Cinquentenário, com desvio do trânsito para as avenidas Firmino Alves e Fernando Cordier

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...