quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Interbairros chega à quarta rodada e movimenta os bairros da cidade


Desde o mês de julho, Itabuna tem sido palco de um dos mais importantes campeonatos esportivos da região sul da Bahia: o Interbairros 2017. Milhares de pessoas, entre crianças e adultos, acompanham e torcem pelos 55 times que disputam o torneio este ano e que é considerado um dos maiores do país. Os jogos acontecem todos os domingos, sempre a partir das 8h15min, no Estádio Luiz Viana Filho, e em diversos campos de várzea dos bairros. A competição, que reúne 1.350 atletas, vai até o final do ano.

O presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Daniel Leão, ressaltou que o campeonato está sendo realizado com maestria, sem contratempos e com a presença de um grande público, além de movimentar a economia através do comércio informal, presente no entorno dos campos. O torneio é uma realização do Departamento de Esporte da FICC, e conta com o apoio da Secretaria de Administração, Associações de Bairros, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal.


Leão revelou que a instituição segue um cronograma esportivo, e, relembrou as competições já realizadas pela entidade no primeiro semestre desse ano. Segundo ele, “mesmo com poucos recursos, temos realizado diversas ações na área desportiva. Reformamos a Vila Olímpica para atender aos alunos do Projeto Aquático e receber os jogos do projeto Bom de Bola e da V Copa Cacau de Handebol. Montamos uma estrutura de primeira para os atletas competirem a 19ª Corrida Rústica. Sediamos o 4º Desafio Cidade de Mountain Bike, dentre outros eventos. A nossa pretensão é sempre priorizar o esporte e manter todos os programas em atividade até dezembro de 2017”.

Parceria positiva
            Para o diretor de Esporte e Lazer, Cícero Romero, a parceria com a TV Cabrália, emissora afiliada a Record Bahia, na cobertura dos jogos, é altamente positiva. “A parceria com a Cabrália está sendo imprescindível para o sucesso do campeonato. É um fato inédito em competições desse porte aqui no interior da Bahia. Os repórteres acompanham, desde os treinamentos das equipes até os jogos oficiais, fazendo entrevistas com os jogadores e torcidas organizadas. Tudo isso contribui para o campeonato ser 100% perfeito”, frisou Romero.

Outro ponto destacado por ele foi o incentivo ao comércio informal. De acordo com o diretor, os ambulantes estão empolgados pelo sucesso na venda de seus produtos. “O torneio além de trazer alegria para a população, gera renda e emprego para o município. Os comerciantes estão maravilhados”, concluiu.

Arbitragem x documentação
            Após um veículo de comunicação divulgar que os árbitros que atuam no Interbairros iriam parar por falta de pagamento, a advogada Reneide Lisboa, uma das consultoras jurídicas da FICC, explicou que a legislação mudou. “Antigamente, antes de estar em vigência a Lei MROSC, era possível fazer a contratação direta do município com a Associação de Árbitros, ou seja, a Secretaria de Esporte repassava direto para a Associação e a mesma fazia o pagamento dos árbitros. Porém, com a mudança e como o município de Itabuna ainda não regulamentou a aplicação da Lei MROSC, a FICC resolveu, para não deixar de concretizar o campeonato, fazer um chamamento público para realizar a contratação individual dos árbitros, mas tudo feito em comum acordo com a própria Associação”.

A advogada informou, ainda, que os árbitros ficaram responsáveis por organizar e apresentar a documentação dos que se inscreveram, entretanto, até o momento não foram apresentadas as documentações necessárias para fidelizar os contratos. “Sem a documentação não temos como realizar o pagamento do pessoal e tão logo se regularize essa pendência tudo será devidamente quitado. O interesse da FICC é de solucionar o problema e não alimentar informações equivocadas”, ressaltou, concluindo que após as assinaturas dos contratos, a entidade tem um prazo de trinta (30) dias para pagar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...