terça-feira, 5 de setembro de 2017

GOVERNO SUSPENDE ANÁLISE DE PROCESSOS MINERÁRIOS NA ÁREA DA RENCA

EXTINÇÃO DE RESERVA
GOVERNO SUSPENDE ANÁLISE DE PROCESSOS MINERÁRIOS NA ÁREA DA RENCA
SUSPENSÃO CONTINUA ATÉ QUE SEJA FEITA DISCUSSÃO E ESCLARECIMENTOS COM A SOCIEDADE
Publicado: 05 de setembro de 2017 às 11:50
GOVERNO SUSPENDE ANÁLISE DE PROCESSOS MINERÁRIOS NA ÁREA DA RENCA ATÉ QUE OCORRAM DISCUSSÕES E ESCLARECIMENTOS SOBRE CONDIÇÕES QUE LEVARAM EXTINÇÃO DA RESERVA (FOTO: AGÊNCIA PARÁ)

Do - Diário do Poder  - O Ministério de Minas e Energia publicou na edição desta terça (5) do Diário Oficial da União portaria que suspende a análise de processos minerários na área da Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca) até que seja feita discussão com a sociedade e esclarecimentos sobre as condições que levaram à extinção da reserva. A Renca fica em uma região entre os estados do Pará e  Amapá.
A portaria registra que “a análise dos processos minerários, em áreas passíveis de aproveitamento mineral, deve se dar apenas depois de encerrado o processo de discussão com a sociedade de esclarecimentos sobre as condições que levaram à decisão de extinção da Renca e de acordo com os resultados desse processo”.

Conforme o texto a decisão considera a “importância de se discutir com a sociedade sobre as alternativas para a proteção da região” e a “necessidade de proposição de medidas de combate à extração ilegal na região”.
Em 31 de agosto, um dia após a Justiça Federal em Brasília suspender os efeitos do decreto do presidente Michel Temer que extinguiu Renca, o governo havia informado que iria paralisar todos os procedimentos relativos a eventuais direitos minerários na área da reserva.
Segundo nota divulgada na ocasião e assinada pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, será iniciado um "amplo debate” sobre as alternativas para a proteção da região. “Essa iniciativa se dá em respeito às legítimas manifestações da sociedade e a necessidade de esclarecer e discutir as condições que levaram à decisão de extinção da Renca”, diz trecho da nota.
Em agosto, o presidente Michel Temer assinou decreto que extinguiu a Renca. A decisão gerou questionamento de ambientalistas, celebridades, da população e até da mídia internacional. Com a repercussão negativa, o governo informou que editaria um novo decreto para descrever, de forma mais detalhada, como será extinta a reserva. (ABr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...