segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Excursão confirma sucesso do Programa de Produção de Cacau de Alta Produtividade


Uma excursão realizada à Fazenda Reunidas Rio Doce, na região de Oiticica, município de Canavieiras com a participação de vários produtores rurais, mostrou a eficiência da tecnologia que vem sendo experimentada pela CEPLAC/MAPA para obtenção de altas produtividades na cacauicultura.

Desenvolvendo esse conjunto de técnicas, sob orientação dos extensionistas ceplaqueanos Milton Conceição e Ivan Costa e Sousa, o proprietário Marcos Melo está obtendo um grande sucesso na produção de cacau, chegando a produzir em algumas quadras, mais de 200 arrobas por hectare.         
               
O programa consiste na realização de todas as práticas do manejo integrado da cacauicultura, tais como: uso de clones autocompatíveis, roçagem química ou mecânica; adequação do sombreamento para permitir uma melhor luminosidade; desbrota em brotos novos (despiolhamento); adubação modular para alta produtividade, controle de pragas localizado, quando necessário, e de doenças; poda leve e contínua durante o ano e o rebaixamento de copas em clones, deixando à altura de 2,80 a 3 metros para facilitar o manejo e a prática da colheita com a tesoura de poda. Implementa ainda a polinização artificial das flores dos cacaueiros como um complemento para assegurar as altas produtividades.

O Programa foi iniciado em outubro de 2016, no Escritório da CEPLAC em Ilhéus, com um grupo de 15 produtores de vários municípios sul baianos e vem sendo desenvolvido pelos extensionistas Ivan Costa e Sousa, coordenador do grupo, Rosenilton Klecius e Josias Macedo, utilizando a metodologia de assistência técnica coletiva.
São feitas reuniões mensais entre os produtores e técnicos, visitas dos grupos às fazendas e o treinamento dos produtores e dos seus trabalhadores nas citadas técnicas, seguindo o calendário anual de práticas recomendado pela CEPLAC/MAPA.
O Programa já está sendo ampliado com a formação de mais dois grupos de produtores, sendo mais um em Ilhéus e um no município de Uruçuca, e vai alcançar uma grande área objetivando o soerguimento da lavoura cacaueira baiana.
Da - Superintendência da CEPLAC/MAPA na Bahia
Por: José Carlos Peixoto e Jackson Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO EM ITABUNA NOVAMENTE FAZ PALESTEA

Zico Um dos maiores nomes do futebol mundial esteve em Itabuna neste dia 18 de abril  ministrando uma palestra a empresarios e profissionais...