sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Desfile mobiliza cinco mil militares e civis atraindo um público de 30 mil pessoas


 Mais de cinco mil militares e civis – inclusive professores e alunos de escolas da rede municipal, estadual e privada – participaram do desfile do 7 de Setembro em Itabuna, que este ano teve como tema central “Brava Gente Brasileira” e atraiu um público de mais de 30 mil pessoas. A solenidade foi iniciada com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Bahia e de Itabuna e com o prefeito Fernando Gomes passando em revista as tropas do Tiro de Guerra, 15º BPM, do Pelotão de Choque, da Companhia Integrada de Polícia Rodoviária, do TOR, Polícia Rodoviária Federal, Rondesp Sul, 4º Grupamento de Bombeiros Militares e do Colégio da Polícia Militar.
     
   No desfile, após a passagem dos contingentes militares que arrancaram aplausos do público na simulação, também foram exibidas viaturas e motos utilizadas em ações de patrulhamento e de salvamento em caso de acidentes. As inovações ficaram por conta de um pelotão com 44 homens e mulheres da Guarda Civil Municipal, que participaram pela primeira vez do desfile do 7 de Setembro em Itabuna, além  de viaturas do SAMU e de equipes socorristas que também estrearam na parada dos 195 anos da Independência do Brasil.
    

       Também arrancaram aplausos do público as fanfarras dos Falcões da Independência (FICC), com 80 integrantes e liderou a apresentação de 11 escolas da rede municipal de ensino – colégios Lourival Oliveira, Imean, Frederico Smith Lima, CAIC, Genival Almeida, Ação e Cidadania, 28 de Julho, Heribaldo Dantas, Iolanda Pires, Escola de Dança de Itabuna e a Trupe da Biblioteca Itinerante, que encerrou esta parte do desfile com uma performance na avenida -, e do Colégio Estadual, que abriu o desfile da rede estadual, o qual teve ainda as participações do Colégio Félix Mendonça, Cetep e Ciomf.
       
  No grupamento da sociedade civil organizada desfilaram as lojas Maçônicas Areópago Itabunense, 28 de Julho e Construtores do Templo, seguidos de integrantes da Ordem Demolay e Filhas de Jó, dos Desbravadores e Aventureiros, Núcleo Cuidar, Casa do Obeso, que registra 1500 atendimentos e 250 cirurgias bariátricas bem sucedidas, além do Instituto de Flauta Carlos Oliveira, LBV, Igreja dos Santos dos Últimos Dias, Igreja Adventista, seguidos de pelotões dos clubes do Lions e do Rotary. No grupamento das escolas particulares os destaques ficaram para as escolas Geórgia, Colégio Adventista e o Pio XII. 
          
A secretária de Educação, Anorina Smith Lima considera que os resultados superaram a expectativa e que além das cinco mil pessoas que participaram do desfile cívico, mais de 30 mil itabunenses foram as ruas festejar o 7 de Setembro. Ela agradece ao apoio do prefeito Fernando Gomes, que mobilizou as secretarias de Educação, de Administração, de Governo e FICC, contribuindo para o brilhantismo exitoso do desfile.    

Fotos: Pedro Augusto   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...