quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Congresso Eucarístico e Mariano comemora o cinquentenário da Catedral de São Sebastião neste final de semana em Ilhéus

Um dos maiores símbolos da religiosidade católica de Ilhéus e um importante ponto de visitação pública do município, a Catedral de São Sebastião, em Ilhéus, comemora 50 anos. Um dos eventos que marcam esta data está previsto para acontecer neste final de semana e a expectativa é de que a cidade receba mais de três mil fiéis de Ilhéus e de toda a região.  O III Congresso Eucarístico e Mariano, tem como objetivo celebrar os 300 anos da pesca da imagem de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte (SP), e os 50 anos da inauguração e dedicação da Catedral de São Sebastião.

Representantes de todas as cidades da diocese vão se reunir no Centro de Convenções, domingo, pela manhã. À tarde haverá uma procissão eucarística rumo à Catedral onde será dada a bênção do Santíssimo Sacramento e em seguida será celebrada a Santa Missa concelebrada por todos os padres da diocese. E encerrará os festejos a apresentação da banda católica Anjos de Resgate.


Cátedra - “O ponto de convergência da celebração é a Eucaristia, porque a Igreja vive da eucaristia”, afirma o bispo de Ilhéus, Dom Mauro Montagnolli. São trezentos anos que os católicos recorrem à Nossa Senhora Aparecida e mantem viva a chama da fé cristã. Dom Mauro também destaca que a cinquentenária catedral tem esse nome porque aí está a cátedra, a cadeira do bispo, sinal de unidade da Igreja diocesana. “A cátedra é o locar de onde se ensina. O bispo recebe o poder de Cristo para ensinar o povo fiel. E ele ensina exatamente da cátedra, da cadeira, que está na catedral”, explica.

“Esperamos que a celebração desse ano jubilar traga à Igreja de Ilhéus um vento impetuoso de santidade, a graça de um tempo novo de anúncio do Evangelho, um vigoroso testemunho de fé e profunda experiência de perdão e reconciliação para o Maior Bem da Almas e a glória de Deus”, destaca a maior autoridade da igreja católica no município.

História - Em 1927 foi mandada demolir a capela de São Sebastião, para que fosse construída uma catedral em seu lugar. Inaugurada em 1967, a imponente catedral reúne em sua fachada detalhes minuciosos do estilo neoclássico, como vitrais artísticos, abóbadas e colunas.

O projeto da catedral é do arquiteto Salomão da Silveira, em estilo considerado eclético. Houve grande discussão sobre o estilo da mesma e sobre sua localização. Para se encontrar uma solução, o então prefeito Eusínio Lavigne decidiu consultar o diretor da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, professor Arquimedes Memória.

O tamanho da igreja impressiona. Ela tem, em sua abóbada principal, 48 metros de altura. Pelo que representa para a sociedade local e para a atividade turística do município, o patrimônio possui enorme valor cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...