Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio natural. Não jogue lixo em seu leito.

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

13ª Semana Nacional de Trânsito tem grande presença do público infantil


 
No seu 4º dia de atividades, a 13ª Semana Nacional de Trânsito (13ª SNT) que está sendo promovida pela Secretaria de Segurança Transporte e Trânsito (Sesttran), em parceria com diversas secretarias municipais, órgãos públicos, instituições de ensino e empresas privadas tem garantido a participação de um grande público, na Praça José Bastos, centro de Itabuna, sobretudo de crianças, alunos da rede municipal e particular de ensino, bem como de populares que visitam o evento.

Nesta quinta-feira, (21) as atividades foram iniciadas com a participação dos alunos do Grupo Escolar Ana Francisca Messias, Espaço Escolar Arte de Criar e a Escola Lua Nova, que levaram cerca de 120 crianças ao evento para assistir apresentações culturais sobre a temática do trânsito. As crianças participaram do “Teatrinho de Fantoches”, da Secretaria da Saúde, com um alerta sobre os cuidados com o mosquito da dengue e também da Sesttran, sobre “trânsito seguro” e participaram de joguinhos educativos e aulas de dança. Prefeitura inaugura Espaço Aconchego


 Também estiveram presentes no evento a Diretoria de Trânsito da Sesttran (registrando ocorrências e fazendo o Cartão do Idoso e da Pessoa com Deficiência), o DayHorc com o Projeto Saúde da Visão realizando exames de “tonometria” e “marcação de consultas”; INSS, com informações sobre o “Meu INSS”, benefícios previdenciários para os condutores; e Grupo Pedal Bom, prestando informações sobre o uso dos equipamentos de segurança para bicicletas.

 A Secretaria de Assistência Social também esteve presente transmitindo informações sobre a utilização de drogas e os seus riscos para a direção; a Polícia Rodoviária Federal, distribuindo material informativo sobre dicas de trânsito, e Samu orientando sobre os primeiros socorros para acidentados no trânsito.

Já no período da tarde, a programação contará com palestras para condutores autuados, ministrada pela Polícia Rodoviária Estadual, e a participação das Escolas. A professora Jamile Marques, do Projeto “Casa das Artes” /FICC, coordenará aulas de dança para os alunos e demais participantes da 13ª. SNT. Já os alunos do curso de Farmácia da Unime disponibilizarão serviços de aferição de pressão arterial e tipagem sanguínea. As atividades seguirão até à noite com a realização de blitz artística nos bares da cidade (pela equipe da Sesttran), a partir das 20h.


 Espaço Aconchego

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Assistência Social, inaugurou na quarta-feira (20) o Espaço Aconchego, uma casa de acolhimento às crianças que sofreram violação dos seus direitos. Com o objetivo de cuidar das crianças que se encontram em situação de risco social, o espaço, que será mantido pela Prefeitura com apoio da iniciativa privada e da sociedade civil, inicia suas atividades atendendo 25 menores entre 0 e 12 anos.
Ao receber as crianças no espaço, o prefeito Fernando Gomes sensibilizou-se com a condição de desamparo familiar à qual as crianças se encontram. Para Fernando Gomes, é nesse momento que o poder público deve ter a sensibilidade para, além da assistência, transmitir a eles todo o carinho possível. “É lamentável que ainda tenhamos crianças que vivem em estado de vulnerabilidade, em situação de abandono por parte da família. Mas o que temos que fazer é transformar esse lamento em amor e força para poder cuidar delas”.

A secretária de assistência social, Sandra Neilma, contou que a preocupação inicial foi em implantar a casa com qualidade para que a equipe de funcionários oferecessem um ambiente saudável e, de fato, aconchegante. Sandra Neilma destacou o trabalho realizado pela gestão municipal, através da Secretaria de Administração, que adequou a casa, e enfatizou o compromisso do corpo técnico da SAS, que vem trabalhando com empenho para colocar em prática as ações que visam assistir os cidadãos que mais precisam.

O Espaço Aconchego irá fornecer cinco refeições por dia para os menores. O local dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por um coordenador, dois psicólogos, dois assistentes sociais, um pedagogo e cuidadores. O diretor do Departamento de Média e Alta Complexidade da SAS, Valeriano Amaral, conta que, dentre as atividades diárias que serão executadas, as crianças terão acesso às oficinas de leitura, musicalidade, dança, além de contação de histórias e recreações.

Nenhum comentário: