quinta-feira, 3 de agosto de 2017

TRE e Prefeitura de Itabuna assinam acordo de cooperação técnica

TRE e Prefeitura assinam acordo de cooperação técnica para cadastramento de 150 mil eleitores itabunenses

O presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano e o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, assinaram hoje (3/8), no auditório da FTC, em Itabuna, dois acordos de cooperação técnica: o primeiro, para a aceleração do cadastramento biométrico dos quase 150 mil eleitores do município, que é o quarto colégio eleitoral do Estado e tem hoje apenas 10% do eleitorado cadastrado, e o segundo, para que as escolas da rede municipal de ensino sejam integradas ao Projeto Eleitor do Futuro, voltado para a valorização da cidadania e que está sendo interiorizado pela Escola Judiciária Eleitoral.


A solenidade contou com a presença de outros dirigentes do TRE, representantes do judiciário e do Ministério Público, além de secretários municipais e alunos do Imean e das Escolas Flávio Simões, Amélia Amado e Betel. Lembrando que tem 78 anos, dos quais 68 dedicados ao trabalho, ele citou a sua trajetória política ao longo de mais de 40 anos, com oito mandatos, cinco para prefeito e três como deputado federal.  Fernando Gomes destacou que tudo isso é resultado de um trabalho sério e tendo como prioridades a educação, a saúde, segurança – que é uma tarefa do estado – e a geração de emprego e renda. Salientou ainda que o Sul da Bahia e Itabuna eram muito ricos no passado em função do cacau, chegando a gerar mais de 60% das riquezas do estado, mas empobreceu com a chegada da vassoura de bruxa, o que gerou uma crise social e mudou o perfil da economia local, daí a necessidade de atrair novos investimentos e empreendimentos nas diversas áreas.

O prefeito também falou das obras realizadas em suas gestões citando como exemplo o Hospital de Base, a maior unidade municipal entre as grandes cidades da Bahia, que não têm este tipo de equipamento e um trabalho elogiado recentemente pelo governador Rui Costa durante visita a Itabuna, atendendo a pacientes de 160 municípios. Citou ainda que construiu ao longo de seus mandatos 117 salas de aula contra 54 de todos os seus antecessores e, como educação é prioridade, citou a chegada de mais duas faculdades e o  projeto que tornou Itabuna Cidade Universitária, com a proposta de ser uma referência  para a Bahia.

Por fim, anunciou que tanto o trabalho de recadastramento eleitoral, com a adoção do sistema biométrico que vai impedir fraudes nas votações futuras, como o projeto educativo Eleitor do Futuro, terão integral apoio do  governo municipal que vai disponibilizar servidores e “o que precisar”. Com relação ao projeto educativo, ele destacou que além de valorizar a cidadania, o Eleitor do Futuro  pode ser um instrumento para que tenhamos um país melhor e sem as crises enfrentadas nos dias atuais.  

  TRE
O desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano  falou da transferência temporária da sede do TRE para o Sul da Bahia e agradeceu ao prefeito Fernando Gomes por se integrar à parceria para o cadastramento biométrico dos quase 150 mil eleitores itabunenses,  o que mostra a sua preocupação com eleições limpas e transparentes. Ele lembrou ainda que o sistema eleitoral brasileiro é o mais seguro do mundo, e que amplia esta margem segurança com a adoção do sistema da biometria.
O presidente do TRE também elogiou o governo municipal por abraçar o projeto Eleitor de Futuro, que chega aos municípios do interior do estado. Ele também pediu o apoio dos prefeitos e da imprensa para que seja atingida até 31 de janeiro de 2018, a meta de três milhões de eleitores cadastrados na Bahia.

O juiz da 27ª zona eleitoral,  Antônio Carlos Higino, destacou a importância dos convênios do TRE com o governo municipal, e destacou que o prefeito Fernando Gomes, pela sua trajetória política, é uma dos maiores lideranças políticas da região, salientando a sua capacidade de realização e também o seu empenho na retomada do desenvolvimento. O juíz também destacou que o futuro do país está na educação e pediu mais computadores para que o cartório possa agilizar o trabalho do cadastramento eleitoral.

Já o juiz Gláucio Rogério Lopes Klipel, da 28ª zona eleitoral,  agradeceu a visita do TRE ao Sul da Bahia e elogiou a proposta do projeto Eleitor do Futuro, que poderá ajudar a revelar novas lideranças para a cidade e para o país. Recomendou aos jovens estudantes que participaram do lançamento do projeto em Itabuna, para que tenham um foco para construção de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária. Ele também destacou a importância do processo biométrico que incorpora novas tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...