DIGNIDADE

De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. Rui Barbosa


FEIJOADA DO ALBERGUE BEZERRA DE MENEZES NA AABB, DIA 19 DE NOVEMBRO AO MEIO DIA. VALOR R$25,00 ADQUIRA O SEU BILHETE E CONTRIBUA COM QUEM PRECISA. TELEFONES (73) 3215-1511 E 9-8889-0991 E FAÇA UMA BOA AÇÃO!

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Taboquinhas comemora festa em louvor a Bom Jesus

Depois de dez dias de uma intensa programação religiosa e dançante, contando com novenário, missas, quermesse, procissão, alvorada, louvores e também uma seresta beneficente, foi encerrada nesse domingo a festa em louvor a Bom Jesus, padroeiro do distrito de Taboquinhas em Itacaré. E o último dia dos festejos foi iniciado às 5 horas da manhã com a tradicional alvorada que contou com a filarmônica passando pelas ruas do distrito anunciando a festa. Às 10 horas foi celebrada a missa festiva pelo padre Ednaldo Cardoso e pelo diácono Nelson Lira, seguindo com procissão e benção do Santíssimo Sacramento.


Esse ano o tema central da festa foi “Igreja Corpo Místico de Cristo: sinal universal da salvação”, com reflexões todas as noites nas novenas dedicadas a ruas, comunidades, profissionais e também à Câmara de Vereadores e Prefeitura de Itacaré. O prefeito Antônio de Anízio participou do novenário e dos festejos e destacou a importância da comunidade permanecer na fé, manter a tradição do distrito e seguir o exemplo e os ensinamentos do Bom Jesus.

HISTÓRIA - Segundo relatos de moradores antigos do distrito, “Bom Jesus” passou a ser padroeiro de Taboquinhas após uma história de fé. Por volta do início do século XX, quando uma doença atingiu um importante morador e agricultor de Taboquinhas, residente na fazenda São João, na área ribeirinha do rio de contas. O senhor Juvenal Figueiredo Sampaio e um grupo de amigos bem próximos foram à pé até a cidade de Bom Jesus da Lapa, para pagar uma promessa, de onde trouxeram uma imagem da representação do sofrimento de Jesus pela humanidade.


Daí então Bom Jesus passou a ser o padroeiro de Taboquinhas, onde a comunidade escolheu que na mesma data em que se comemora o dia da festa na Lapa, aconteceria também os festejos do Bom Jesus de Taboquinhas. E assim a tradição permanece viva, com festejos todos os anos, contando com nove dias de preparação até chegar ao dia do padroeiro.

Nenhum comentário: