segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Taboquinhas comemora festa em louvor a Bom Jesus

Depois de dez dias de uma intensa programação religiosa e dançante, contando com novenário, missas, quermesse, procissão, alvorada, louvores e também uma seresta beneficente, foi encerrada nesse domingo a festa em louvor a Bom Jesus, padroeiro do distrito de Taboquinhas em Itacaré. E o último dia dos festejos foi iniciado às 5 horas da manhã com a tradicional alvorada que contou com a filarmônica passando pelas ruas do distrito anunciando a festa. Às 10 horas foi celebrada a missa festiva pelo padre Ednaldo Cardoso e pelo diácono Nelson Lira, seguindo com procissão e benção do Santíssimo Sacramento.


Esse ano o tema central da festa foi “Igreja Corpo Místico de Cristo: sinal universal da salvação”, com reflexões todas as noites nas novenas dedicadas a ruas, comunidades, profissionais e também à Câmara de Vereadores e Prefeitura de Itacaré. O prefeito Antônio de Anízio participou do novenário e dos festejos e destacou a importância da comunidade permanecer na fé, manter a tradição do distrito e seguir o exemplo e os ensinamentos do Bom Jesus.

HISTÓRIA - Segundo relatos de moradores antigos do distrito, “Bom Jesus” passou a ser padroeiro de Taboquinhas após uma história de fé. Por volta do início do século XX, quando uma doença atingiu um importante morador e agricultor de Taboquinhas, residente na fazenda São João, na área ribeirinha do rio de contas. O senhor Juvenal Figueiredo Sampaio e um grupo de amigos bem próximos foram à pé até a cidade de Bom Jesus da Lapa, para pagar uma promessa, de onde trouxeram uma imagem da representação do sofrimento de Jesus pela humanidade.


Daí então Bom Jesus passou a ser o padroeiro de Taboquinhas, onde a comunidade escolheu que na mesma data em que se comemora o dia da festa na Lapa, aconteceria também os festejos do Bom Jesus de Taboquinhas. E assim a tradição permanece viva, com festejos todos os anos, contando com nove dias de preparação até chegar ao dia do padroeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...