quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Setembro Verde sensibiliza população de Itabuna para importância da doação de órgãos


 Terá início na próxima quinta-feira (1º) o Setembro Verde, campanha que visa sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplantes. Ao longo de todo o mês de setembro, a Fundação de Atenção a Saúde de Itabuna (FASI), através da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (OPOHBLEM), estará realizando uma série de atividades em prol da campanha, que ocorre em alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado em 27 de setembro.

Dentre as atividades que serão realizadas durante a campanha estão a realização de palestras informativas, capacitações com profissionais que atuam na captação de órgãos, além do plantio de árvore no Centro Administrativo Firmino Alves para simbolizar o dia do doador. Outra atividade que compõe a programação é o passeio ciclístico do Setembro Verde, a ser realizado no dia 30, que marcará o encerramento da campanha.


Ao incentivar as campanhas que objetivam aumentar o número de doadores de órgãos, a gestão do Prefeito Fernando Gomes tem reafirmado o compromisso para zerar as filas de espera por transplantes. A presidente da FASI, Márcia Rodrigues, considera que é fundamental estimular essas ações de conscientização das pessoas quanto à importância de se tornar doador, visto que é uma atitude que pode salvar muitas vidas.

O estado da Bahia apresenta uma fila de espera estimada em 970 pacientes aguardando pelo transplante de córneas. Diante de tal cenário, a enfermeira da OPOHBLEM, Adriana Malta de Figueiredo, ressalta que é preciso a mobilização de todos em torno das campanhas que pautam a redução desse índice. A enfermeira lembra que, para ser doador, a pessoa tem que manifestar essa vontade para a família.

Segundo a Central de Transplantes da Bahia, no estado existem 802 pacientes aguardando por um transplante de rim, 51 de fígado e 03 de pulmão. No Brasil, são mais de 40 mil pessoas à espera por doações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Carnés do IPTU á dispisicao da população

Prefeitura de Itabuna distribui carnês do IPTU pelos Correios e cota única vence dia 30 Itabuna  Mais de 30 mil carnês do Imposto Predial e ...