quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Sema investe pesado no fortalecimento do comércio e na política de atração de indústrias

Itabuna: rumo ao desenvolvimento

Ao considerar que o primeiro semestre da gestão do prefeito Fernando Gomes foi focado o enfrentamento das dificuldades, o Secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente (Sema), John Nascimento, avalia que esta fase foi superada e de agora em diante as expectativas são muito boas. “Com muito trabalho superamos os desafios da fase inicial do governo, mas agora as perspectivas são de crescimento econômico e social de Itabuna. Muito em breve iremos colher os frutos”, avalia.

         Lembrando que a Secretaria de Sustentabilidade Econômica possui no seu núcleo dois Departamentos, o de Indústria e Comércio, que tem como Diretor Tarciso Soares, e o de Agricultura que está sob o comando de Erlon Botelho, o Secretário John frisa que na área de Indústria e Comércio sua equipe tem atuado firme em duas frentes de trabalho através do fortalecimento do comércio local e na política de atração de empresas.

         “Neste sentido, o fortalecimento do comércio tem sido através de medidas, como por exemplo, o remanejamento dos vendedores ambulantes, campanhas de incentivo e uma fiscalização mais atuante, e incentivo as empresas da cidade que queiram expandir. Já sobre a política de atração de empresas e geração de emprego e renda, até o final do ano pretendemos anunciar a chegada de várias empresas novas em Itabuna”, explica John Nascimento.

Apoio junto à CDL para a decoração junina da Avenida do Cinquentenário e montagem do Arraiá do Comércio, instalado na Praça Camacan também integrou as ações do Departamento de Indústria e Comércio. A ação teve como principal objetivo o fortalecimento do comércio local. Outras ações foram implementadas pela Sema nestes sete meses do governo do prefeito Fernando Gomes, como por exemplo, organização e fiscalização efetiva do circuito do Carnaval 2017 – Itabuna Folia de Volta a alegria, e da festa junina “Forró do Povo”.

 “Fizemos toda logística, distribuição dos espaços, cadastramentos de vendedores ambulantes, um trabalho muito amplo. Para se ter uma ideia, somente nestas duas festas mais de 500 ambulantes estiveram envolvidos”.  

     Um trabalho de Revitalização do Centro da Cidade através da instalação de lixeiras na avenida do Cinquentenário (primeira etapa), e posteriormente em toda cidade também será implementado este projeto através de parceria com a CDL, empresários e a empresa Brasilplac. “Dentro desse projeto de Revitalização do Comércio fizemos uma grande operação de remanejamento dos camelôs, desobstruindo a avenida do Cinquentenário”.

E completa: “Esse projeto está sendo feito em duas etapas: a primeira com a retirada dos ambulantes, pois estava prejudicando o direito de ir e vir das pessoas, e a segunda etapa, que será com o remanejamento dos vendedores que estão na Praça Adami para o Shopping Popular - a depender do laudo técnico que estamos aguardando -, ou para outro espaço que já estamos estudando”.

Com participação no projeto do Sistema de Videomonitoramento, de autoria do Departamento de Tecnologia e Informação (DTI) e envolvimento da Sema, Ministério Público, 15º BPM e Guarda Civil Municipal, o Secretário John Nascimento frisa que a  função é preventiva e ao mesmo tempo coercitiva, tendo em vista a possibilidade de acionar as unidades de segurança pública em tempo real, em caso de necessidade.

  A Operação “Patrulha do som”, realizada através de parceria com a Polícia Militar, Sesttran, Guarda Civil Municipal eSecretaria de Saúde/Vigilância Sanitária também é apontada pelo Secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente como uma importante ação que ganhou um novo fôlego nesta gestão. “O prefeito determinou uma forte atuação para organizar a cidade no que diz respeito a poluição sonora”, disse John Nascimento.

Emprego e Renda
O Secretário frisa que o município está trabalhando com muita firmeza a política de atração de empresas para geração de emprego e renda. “Viajamos para o sul do país, Brusque e outras cinco cidades de Santa Catarina, para apresentar que a Bahia, e em especial Itabuna, oferececondições favoráveis para que novas indústrias coloquem em prática seus projetos de expansão. Uma das prioridades do prefeito Fernando Gomes é a atração de investimentos e sabemos que foi lançada nossa semente entre os empresários e políticos catarinenses”.

A empresa TEL também deve ampliar seu quadro de funcionários com a oferta de 1500 novos empregos na cidade “Conseguimos destravar o processo dessa empresa que estava travado desde a gestão passada. A TEL já gerou 1700 empregos e agora 1500 novos empregos serão gerados, totalizando 3.200, dando um destaque a Tel como a maior empregadora privada do município”, informa John Nascimento.
         Ainda integrando as ações para geração de emprego e renda, está em fase de conclusão o projeto para implantação da Ceasinha, na área dos antigos galpões da Kildare. “O projeto já foi aprovado, agora estamos na fase final de doação do terreno para o empreendimento que custará cerca 40 milhões e deve gerar cerca de 800 empregos diretos”, informa John Nascimento. Também já está em atividade na cidade a Retióleo - empresa paulista que atua há quase duas décadas na área de reciclagem de óleo de soja vegetal – e que deverá gerar 25 empregos diretos quando sua unidade estiver instalada em Itabuna.
     
    “Neste primeiro momento, enquanto as instalações da empresa não estão prontas, a Retióleo está coletando o óleo e transportando para ser processado em SP. Ela vai resolver um problema antigo e grave de poluição do Rio Cachoeira com óleo de cozinha, ao coletar todo o resíduo de óleo de bares, restaurantes e domicílios”, avalia.

Feiras Livres
         Através de um trabalho de parceria entre as Secretarias de Administração e de Desenvolvimento Urbano (Sedur), as feiras livres de Itabuna passarão por uma revitalização, para isso, de acordo com o Secretário John Nascimento, está sendo feito levantamento de todas as feiras livres da cidade. O Centro Comercial, por exemplo, recebeu pavimentação e os banheiros passaram por uma ampla reforma.
         A Feira do São Caetano também está sendo reorganizada através do remanejamento de pessoas, fiscalização e limpeza, seguido de uma ampla reforma que será realizada. “Um projeto para curto prazo que ainda temos é o da cobertura do canal desta feira, que é um compromisso do prefeito Fernando Gomes”.

Agricultura e Meio Ambiente
O trabalho da Sema ainda passa pela reorganização do setor de licença ambiental, que na atual gestão, tem conseguido uma maior celeridade dos trabalhos. O fortalecimento da agricultura familiar através de parcerias com as cooperativas, e a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos, prevista para agosto, são outros pontos que merecem destaque. O Secretário John Nascimento lembra ainda do projeto do Banco de Alimentos, que será inaugurada durante as comemorações do aniversário da cidade.
       
  “A ideia é fazer parceria com os mercados, hortifrutis e outros estabelecimentos que registram perdas de resíduos para que essas verduras e frutas possam ser recolhidas e processadas no Banco de Alimentos, e posteriormente redistribuídas para instituições de caridade. Queremos zerar as perdas e desperdícios da cidade. São milhares de toneladas de alimentos que por ano vão para o lixo e poderiam ser reaproveitados”, explica o Secretário.


Ele lembra ainda da parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Unime, para revitalização do Rio Jacarezinho (afluente do Cachoeira) e o seu entorno, através do projeto “Requalificação Ambiental: integrando comunidades”. A proposta é mudar a qualidade de vida de moradores dos bairros Ferradas, Nova Ferradas, Fernando Gomes e Nova Esperança, que recebem influência do Jacarezinho.

“O projeto está em andamento, já fizemos várias ações neste sentido. Além disso, temos também outra parceria com o Encontro das Águas, para a revitalização do Rio Água Branca (Nova Califórnia). E temos ainda parceria com o Governo do Estado para revitalização completa da Bacia do Cachoeira”, informa o Secretário John Nascimento.

A participação da Prefeitura na realização do III Encontro Baiano de Agrossivicultura, com destaque para o Painel do Clima, convênios com Biofábrica, Ceplac, entre outros órgãos, também fazem parte das ações do Departamento de Agricultura. “Além disso, com a proposta de criar mecanismos que incentivem a conservação dos recursos hídricos no município, está em fase de implantação o Programa “Produtor de Água”. A meta é implementar ações para conservação das nascentes através de um trabalho realizado com os agricultores familiares do município”, explica John Nascimento.

E lembra que Itabuna tem cerca de 1.500 famílias de agricultores familiares vivendo no campo. “Este é um dado muito positivo. Temos uma população significativa no campo e precisamos reunir esforços com quem vive em contato direto com as nossas nascentes”, finaliza ressaltando a importância de ações como esta, que trarão um impacto positivo no meio ambiente, na vida social e econômica do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...