sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Seletiva para o sul-americano e mundial de pesca de 2018 será em Ilhéus



Três clubes de pesca da Bahia e mais treze de outros estados disputarão, de 7 a 10 de setembro, na avenida Soares Lopes, em Ilhéus, o Campeonato Brasileiro de Pesca de Terra Firme (Surfi-casting). O torneio, promovido pela Confederação Brasileira de Pesca e Desportos (CBPDS) e pelo Clube de Pesca de Ilhéus (Clupesil), conta com o apoio da secretaria de Turismo de Ilhéus (Setur). A competição servirá de seletiva para a formação da seleção brasileira masculina e feminina, que disputará o sul-americano e o mundial de 2018.


Ao todo serão 180 atletas nas categorias masculino, feminino, máster e sênior, que virão do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Maranhão e Ceará. As baias terão cerca de 15 metros de largura cada. Além disso, um palco com som e microfones será montado no local, para anúncio da pesagem, que contará com juízes credenciados pela CBPDS. A tabela oficial do Ibama, de peso e medida das peças, será cumprida de acordo com regulamento, assim como a devolução ao mar de espécies proibidas (475 espécies em extinção ou em vias de extinção, segundo Portaria 445/14 do órgão).

Incentivo – A pesca desportiva profissional promove a participação do crescimento social, econômico em todo o Brasil. Ela está intimamente relacionada com o setor econômico que mais cresce no mundo: o turismo. O presidente da CBPDS, Eduardo Leal, disse que a prática desportiva de pesca ainda é pouco explorada pelo segmento que atua neste nicho do mercado. “Sentimos as dificuldades que outros clubes sentem em todo o Brasil, quando o assunto é patrocínio. Felizmente, estamos tendo o incentivo da atual gestão, que nos apoiou com a infraestrutura necessária para realização de um evento desse porte em nosso município”, ressalta.

Ainda de acordo Eduardo, após pesagem, os peixes capturados serão doados a instituição filantrópica, Núcleo Espírita Paz, Amor e Caridade, do bairro Nossa Senhora da Vitória. “Praticamos esporte de acordo com a legislação. O atleta consciente pesca com responsabilidade e ainda faz o bem”, afirma.

Já o presidente da Federação Baiana de Pesca e Atividades Subaquáticas (FBAPAS), Eduardo Paim Braconir, informou que os 10 estados estarão competindo no maior campeonato de pesca de terra firme da história e declara que “Ilhéus já foi palco de um campeonato americano, um sul-americano e sonha em realizar um mundial, em breve, na cidade”. Ele completa: “um avanço nesse nível, coloca o município no mapa do turismo brasileiro”.

Para que o evento discorra tranquilamente, os organizadores chamam a atenção dos banhistas, surfistas e da turma do “baba”, que comumente ocupam os espaços da orla da avenida, para que nos dias da competição liberem toda a área da competição, quando estarão montadas as baias. A medida também facilita a circulação das equipes, dos juízes e fiscais de prova.  Este ano a prova contará com o árbitro da Entidade Nacional de Administração de Pesca e Mergulho Amadores do Brasil (ENAD), Irineu J. Kloeckner, do Rio Grande do Sul (RS).    

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: clupesil-clupesil@homail.com ou no escritório situado a Praça Coronel Pessoa n° 89, Edf.  Misael Tavares - 9° andar, sala 903, Centro-Ilhéus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...