quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Secretária de Assistência Social de Itabuna participa de reunião em Fórum da Amurc

O Fórum de Secretários de Assistência Social da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) esteve reunido com objetivo de traçar estratégias para o desenvolvimento de políticas sociais a serem implantadas nos municípios da região. O Fórum, que é uma parceria da Pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) com a Amurc, tem como presidente a Secretária de Assistência Social de Itabuna, Sandra Neilma.


         O encontro que reuniu representantes de 26 municípios da região colocou em pauta assuntos pertinente as secretarias municipais de assistência social. A secretária Sandra Neilma observa que as cidades da região sofreram com as mesmas dificuldades após a crise do cacau e hoje apresentam problemas sociais semelhantes. Para Sandra, é preciso fortalecer os municípios a fim de desenvolver a política de assistência social.

A secretária ressalta que Itabuna, por ser a maior cidade da região, recebe uma grande demanda dos municípios vizinhos, pois muitos deles não contam com estrutura adequada, nem possui equipamentos para atender a questão social local. “Sofremos com este problema tanto na questão da saúde, onde Itabuna atende vários municípios, quanto na questão social, onde muitos moradores de rua que aqui se encontram, são oriundos de outras cidades”, conta.

Na avaliação de Sandra, o Fórum da Amurc se consolidou como importante instrumento de integração das políticas sociais dos municípios da região. Como resultados da reunião, a secretária ressalta a implantação de uma educação permanente de assistência social que, segundo ela, “vai fortalecer o trabalho da assistência social de modo continuado, visto que a cada dia são acrescidas informações sobre essa política”.

Sandra conta que foi colocado em pauta um debate em torno do programa Criança Feliz, do Governo Federal, que trabalha com a primeira infância e ainda não está completamente difundido entre os municípios da região. Segundo a secretária, a cidade de Itabuna se colocou à disposição para sediar treinamentos e capacitações deste programa. Ainda na reunião, foi apresentado um diagnostico sócio assistencial da região para auxiliar no desenvolvimento de políticas socais e criado subgrupos de trabalho que atuarão na capacitação de conselheiros que compõem as secretarias de assistência dos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ilhéus não tem alteração na faixa-etária da vacinação

Atenção: Sesau informa que Ilhéus não terá alteração na faixa-etária da vacinação contra dengue A mudança de faixa-etária é apenas para muni...