quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Rota Transportes leva crianças ao McDia Feliz e apoio ao GACC


Especial, por Zé Carlinhos - Como ocorre todo ano, no último sábado, 26, a Rota Transportes, empresa do baiano Grupo Brasileiro, transportou dezenas de crianças até o Jequitibá Plaza Shopping para participarem do McDia Feliz, em sua décima oitava edição na cidade de Itabuna. As vendas realizadas com o sanduíche Big Mac nesse dia nos restaurantes Mc Donald’s de Porto Seguro, Vitória da Conquista e Itabuna serão revertidas ao Grupo de Apoio às Crianças com Câncer - GACC Sul Bahia, que atende a 163 municípios.

Cinquenta crianças da Fundação Marimbeta, 48 da Escola Municipal Henrique Dias e 70 adolescentes do bairro Santo Antonio, organizados pelo padre Edivaldo, foram transportados até o local do evento e reconduzidos ao seu lugar de origem, além de 100 crianças da creche Irmã Margarida e mais 100 da creche Maria Goretti, que estiveram na comitiva da Rota e receberam cada uma delas o cobiçado lanche do dia, um Big Mac.

Para essa logística, além da atenção dos motoristas às professoras e alunos durante o percurso das unidades escolares ao local do evento, uma equipe de funcionários do setor administrativo da Rota acompanhou as crianças das creches, do desembarque ao embarque no shopping, bem como a assistência na praça de alimentação. 

Todos os 3.700 tíquetes de sanduíches destinados a Itabuna foram vendidos. Aproveitando a ocasião para arrecadar fundos, o GACC Sul Itabuna confeccionou camisas e chaveiros e a população respondeu positivamente adquirindo todos produtos.

Na abertura do evento em Itabuna, a presidente do GACC Sul Bahia,  Tereza  Cristina Cardoso Fonseca, que é médica oncopediatra, afirmou que com a “ajuda da sociedade, das instituições, do governo do estado e do Instituto Ronald McDonald, nós fizemos uma enfermaria especializada, construímos um ambulatório, que é referência em nível de Brasil para atender uma criança com câncer e uma CTI pediátrica”.

Segundo a presidente, a campanha de 2017 “servirá para que possamos adquirir um Raio X Portátil para atender às intercorrências de nossas crianças de enfermaria e um cateter móvel, que é necessário para que as crianças que estão fazendo quimioterapia não sejam furadas várias vezes. Para nós, é um dia de alegria, e mais que isso, um dia de conquista!”

A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia desde 2012, através do Decreto nº 13.780/2012, isenta o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dos sanduíches Big Mac vendidos no McDia Feliz, desde que a receita, deduzidos outros impostos, seja destinada a instituições de assistência a crianças e adolescentes com câncer, sem fins lucrativos, cadastradas no Instituto Ronald Mcdonald. Em 2016, cerca de R$ R$ 400.000,00 mil que seriam recolhidos como impostos em todo o Brasil foram doados às instituições participantes da campanha por meio da isenção de ICMS.

Creches - A creche Maria Goretti, de Itabuna, dirigida por Leda Novais, assiste a 126 crianças; e a creche Irmã Margarida, sob a direção de Kátia Pereira, cuida de 162 crianças e 98 adolescentes.  Segundo Kátia, “os meninos de nossa creche sonham com esse momento, um evento que já está no nosso calendário. É uma campanha de valor inestimável, pois ajuda a crianças com câncer a terem uma vida mais digna”. Ela explicou que o projeto Rota Comunidade é de muita importância para toda a sociedade de Itabuna, pois a Rota é uma empresa envolvida no social. E a diretora reflete: “Precisamos de mais parceiros assim. Itabuna tem muitas empresas que deveriam conhecer e participar dos projetos sociais do município. A Rota tem um olhar humano em diversas ações e, portanto, está de parabéns. Agradecemos, em especial, a Paulo Carletto e Elaine que têm essa visão ampla de cidadania e de amor ao próximo”. 

A diretora pedagógica da creche Irmã Margarida, Miranéia Tavares, explica que a instituição conta com apoio de casais voluntários, que fazem o trabalho de assistência e promoção de eventos para arrecadar fundos, e da prefeitura, que disponibiliza funcionários e professores”. Para ela, “O McDia Feliz é uma iniciativa muito importante, já que as crianças ficam deslumbradas no caráter solidário, e hoje, a nossa cidade necessita muito de ações como essa, que contemplem um olhar para o outro.”.


Miranéia Tavares lembra que este ano, a creche Irmã Margarida completa 30 anos de responsabilidade social, consciente da importância de um trabalho como este. ”Temos uma sensação de gratidão à Rota, que sempre participa, está conosco, nos contempla com esse transporte, porque sem o transporte não teríamos como trazer 100 crianças ao evento”, ressalta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Conquista, Salvador e Feira lideram casos prováveis de Dengue na Bahia

Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram o ranking de cidades com maior número de casos prováveis de Dengue em 2024, de aco...