sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Rei, primeiro-ministro e nação param por vítimas de atentado; tudo sobre o ataque na Espanha Com uma das ações reivindicada pelo Estado Islâmico, situação deixa saldo de vítimas e tensão na Europa


Do - www.gazetadopovo.com.br - Com estratégia semelhante a outros atentados que ocorreram na Europa neste ano, a Espanha foi alvo de terroristas nesta quinta-feira (17). A ação em Barcelona, assumida pelo Estado Islâmico, levou tensão novamente ao continente e teria conexão com o ataque ocorrido em Cambrils, a 100 quilômetros da capital espanhola, na madrugada desta sexta (18). Pela manhã, o rei Felipe VI, o primeiro-ministro Mariano Rajoy e uma multidão de pessoas fizeram um minuto de silêncio pelas vítimas, na Praça da Catalunha. Os presentes aplaudiram e gritaram "Não temos medo". No Vaticano, o papa Francisco, por sua vez, enviou mensagem de condolência para as vítimas.

Pessoas levam homenagens a vítimas do atentado em Barcelona, na Praça da CatalunhaPASCAL GUYOT/AFP

1 – Saldo de vítimas 

Por enquanto, as autoridades apontam que 13 pessoas morreram no atentado ocorrido em La Rambla, e 130 ficaram feridas. As vítimas foram atropeladas por uma van, que avançou sobre elas, ao longo de 500 metros. Há pelo menos 18 nacionalidades envolvidas - da Alemanha, Argentina, Austrália, Argélia, China, Bélgica, Cuba, França, Espanha, Holanda, Hungria, Peru, Romênia, Irlanda, Grécia, Macedônia, Itália e Venezuela. Não há informações sobre brasileiros entre feridos ou mortos até o momento. 
As autoridades da Catalunha informaram nesta sexta-feira que morreu uma mulher ferida no ataque em Cambrils. A vítima, que não teve a identidade divulgada, foi a primeira morte confirmada na situação.

2 – Suspeitos mortos 

Cerca de 10 horas depois do atentado na Rambla, cinco terroristas foram mortos pela polícia após planejarem um atentado em Cambrils, com uso de explosivos. O ataque foi evitado.

3 – Prisões 

A polícia afirma que quatro pessoas envolvidas na ação de Barcelona foram presas. Outro suspeito teria morrido em uma troca de tiros e um estaria foragido. A identidade dos presos ainda não foi confirmada, embora se tenha divulgado que um deles seria o marroquino Driss Oukabir. 

Ele seria residente legal na Espanha e é apontado como o homem responsável pelo aluguel do veículo usado no ataque. No entanto, um rapaz com mesmo nome chegou a procurar a delegacia, na quinta, para informar que seus documentos foram roubados. No momento do atentado em Barcelona, ele nem estava na região.
As autoridades espanholas trabalham com a hipótese de que o atentado de Barcelona foi planejado por uma célula terrorista formada por 12 pessoas. Eles estariam ligados também à tentativa de ataque em Cambrils.

 4 – Estado Islâmico 

Horas depois do atentado em Barcelona, a Amaq, agência que divulga as atividades do Estado Islâmico, afirmou que o grupo é responsável pela ação. 
Na Europa, não são raros os casos de jovens atraídos pelas promessas de uma vida “santa” feita pelo Estado Islâmico. A legião do “Califado” cresce graças à sociabilidade virtual e ao aliciamento feito por recrutadores capazes de chegar ao cerne das dúvidas e expectativas de um público insatisfeito com a própria realidade. 

5 – Investigação de explosão 

A polícia da Catalunha também apura se há relação entre o terrorismo praticado na Rambla com a explosão de uma casa em Alcanar. A situação ocorreu na noite de quarta e foi atribuída, inicialmente, a um vazamento de gás. Uma pessoa morreu e outras sete ficaram feridas.

6 - Repercussão internacional

Governantes de diversos países, como México, Japão, Brasil, Estados Unidos e França, além do prefeito de Londres, Sadiq Khan, também enviaram condolências a vítimas e familiares sobre o ocorrido. “Sejam duros e fortes, nós amamos vocês”, escreveu no Twitter o presidente americano, Donald Trump. O presidente russo Vladimir Putin também lamentou os ataques.
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse que conversou nesta sexta com o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, e que os terroristas na Espanha mostraram "mais uma vez o completo desprezo pela vida humana com o qual o Estado Islâmico opera." Ela descreveu os ataques em Barcelona e Cambrils, na Catalunha, como uma agressão ao "estilo de vida" dos europeus.

7 - Principal problema europeu

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, afirmou nesta sexta que a luta contra o terrorismo é uma "batalha global" e o “principal problema da Europa”. Rajoy também agradeceu os serviços de emergência por seu trabalho e por mensagens de apoio pelo mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Maria Alice recebe o União Brasil

Capitão Azevedo: "Estou preparado para governar itabuna" HOJE TEM ENCONTRO DO UNIAO BRASIL NA CÁMARA DE ITABUN A  O programa: A Vo...