quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Prefeitura terá parceria com o Centro das Águas e Uesc para revitalização do Rio Cachoeira

Rio Cachoeira


O prefeito Fernando Gomes sinalizou positivamente para a proposta de uma parceria institucional de apoio ao Programa de Humanização do Rio Cachoeira  apresentado pelo Centro das Águas – Espaço Cidadão, coordenado por Maria Luzia Mello. O projeto tem como ponto de partida o trabalho de revitalização no rio Água Branca, abrangendo uma área de 2.150 hectares, com uma extensão de 3,7 quilômetros, considerado o maior afluente urbano do Cachoeira em Itabuna, que reúne 11 sub-bacias mais o canal do rio e tem no seu entorno uma população de 17 mil habitantes.

Para o prefeito, o ideal não é apenas a revitalização do Água Branca, numa ação em conjunto entre o - governo municipal, Centro das Águas – que é formado por representantes da Amurc, Rotary, Lions, Maçonaria, TV Santa Cruz, bem como os diversos segmentos da sociedade civil organizada, UFSB e Uesc -  e a Universidade de Santa Cruz, mas do próprio rio Cachoeira. Informou que o projeto para eliminação dos esgotos drenados para o Cachoeira está sendo discutido por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano –Sedur – e da Emasa, com a previsão de investimentos de R$ 200 milhões a serem captados junto ao governo federal.
O prefeito destacou ainda a proposta de realizar uma parceria público privada para resolver a questão do abastecimento de água de Itabuna, o que passa também pela conclusão das obras da barragem do rio Colônia e também pela implementação do Plano Municipal de Saneamento Básico, bem como pela redução das perdas na distribuição de água que chegam a 55% em Itabuna.

Num encontro recente com os integrantes do Centro das Águas o prefeito enfatizou a preocupação com o combate ao mosquito aedes aegypti, que está sendo deflagrado a partir desta semana para evitar o risco de um novo surto epidemico de dengue, zika e chikungunya, além de reivindicar o apoio da população que poderia colaborar eliminando os focos nas residências e evitando transformar os 12 ribeirões em verdadeiros depósitos de lixo, onde são jogados entulho, restos de móveis e até geladeiras ou fogões imprestáveis, sem nenhuma condição de uso.

 Ele destacou ainda que não apenas está com as portas abertas para uma parceria mais ampla com a Uesc, como foi proposta pelo pró-reitor de Extensão, Alessandro Fernandes Santana, ao destacar a capacidade de liderança e de realizações do prefeito, como também para transformar Itabuna em uma Cidade Universitária, o que deverá acontecer até julho, quando se instala o curso de Medicina das Faculdades Santo Agostinho. Falou ainda do projeto a ser encaminhado ao  legislativo e das ações do governo para atração de empreendimentos industriais e comerciais voltados para a geração de emprego e renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...