quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Prefeitura lança o projeto “Itabuna, cidade amiga das abelhas”


Um projeto grandioso, que pretende tornar Itabuna conhecida nacionalmente como a “Cidade Amiga das Abelhas”. Com este nome foi criado o projeto da Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, via Diretoria de Agricultura, em parceria com a Ceplac/Cepec. O projeto foi apresentado na manhã de segunda-feira (15) durante reunião no Núcleo Regional de Apicultura da Ceplac.
         
A reunião contou com a presença do vice-prefeito Fernando Vita, que esteve representando o prefeito Fernando Gomes; do Secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, John Nascimento; do Diretor de Agricultura; Erlon Botelho; além de uma comitiva da cidade de Xaxim (SC) que veio à Itabuna exclusivamente conhecer o projeto “Itabuna, Cidade Amiga das Abelhas”, assim como o projeto “Abelha, aliadas da Natureza” que é desenvolvido pela Ceplac com foco na sustentabilidade econômica, no social e no ambiental, através da pesquisa, transferência de tecnologia e serviços aos apicultores.


A importância que a apicultura tem para a região Sul da Bahia e ao mesmo tempo o enorme potencial ainda pouco explorado, foi reconhecido pelo Ministério da Agricultura através deste projeto da Ceplac, ao premiá-lo como um dos dez melhores do Brasil. Entre os destaques deste projeto, a seleção e produção de abelhas rainhas para distribuição entre os apicultores da região. “A Ceplac está viva, produzindo e se destacando através da diversificação, e a apicultura é um exemplo! Sinto-me mais feliz em conhecer projetos como este e saber que temos a possibilidade de construir com novas ideias que trarão retorno econômico, social e ambiental para Itabuna”, destacou o vice-prefeito Fernando Vita.

         A ideia, de acordo com o Secretário John Nascimento, é criar uma identidade para Itabuna, porque o potencial já existe. “Estou encantado, impressionado com a grandiosidade do projeto da Ceplac. Pensava-se que a nossa região não tinha potencial para a produção de mel, mas a pesquisa mostrou o contrário, nós temos sim, e vamos explorá-lo através do projeto Itabuna Cidade Amiga das Abelhas”. O engenheiro agrônomo Edinei Magalhães, pesquisador da Ceplac que é reconhecido nacionalmente quando o assunto é apicultura, será o responsável por coordenar e supervisionar o projeto da administração municipal: “Itabuna, cidade amiga das abelhas”.

Edinei explica que a ideia é criar um Parque Tecnológico e Industrial das Abelhas de Itabuna, numa área que já foi visitada ainda hoje pela comitiva.  “Este polo tecnológico deverá abastecer todo o Brasil com produtos e insumos da apicultura. No espaço haverão fábricas de colmeias, de EPIs, lojas, escolas de apicultura, entre outros, além de um espaço para visitação com Parque Temático e Praça de Alimentação”.

Troca de Experiências

O vice-prefeito de Xaxim, Adriano Bortolanza, aproveitou o momento para prestar uma homenagem ao prefeito Fernando Gomes, através do vice Fernando Vita, e firmar uma parceria para troca de experiências com o município de Itabuna. Também fizeram parte da comitiva o vereador Volnei Dervanoski, e o presidente da Associação dos Produtores Apícolas de Xaxim (Apax), Diego Felipe Foppa, que apresentou alguns dos produtos produzidos na pequena cidade catarinense que possui cerca de 27 mil habitantes e uma produção estimada de 600 toneladas de mel/ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...