sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Prefeito de Xaxim (SC) visitará Itabuna para conhecer projeto de fomento a apicultura

Resultado de imagem para Prefeito de Xaxim,SC
Prefeito Lírio Dagorte
O prefeito Lírio Dagorte, de Xaxim – cidade catarinense que é referência na produção de mel -, visitará Itabuna no próximo dia 15 para conhecer o projeto “Itabuna, Cidade Amiga das Abelhas”, que está sendo elaborado pela Prefeitura Municipal de Itabuna, e também conhecer o projeto da Ceplac “Abelha Rainha”, que foi pauta de reportagem recente na Rede Globo. Ele será recepcionado pelo prefeito Fernando Gomes e pelos pesquisadores Edinei Magalhães e René Raul Vale (Chefe do Centro de Pesquisas do Cacau - CEPEC), durante um café da manhã na Ceplac.

O Secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, John Nascimento, frisa que Itabuna “sempre se destacou como polo centralizador das atividades regionais, e com base neste potencial que pretendemos explorá-lo ainda mais”. O diretor de Agricultura, Erlon Botelho, da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, explica que o prefeito Lírio Dagorte reconheceu a importância dos projetos e pretende aqui conhecer novas tecnologias para levar para Xaxim.


“O projeto chamou a atenção das autoridades que já trabalham no município catarinense com a produção de mel. Eles querem conhecer na Ceplac tecnologias de melhoramento de produção de abelhas, pois reconhecem que o Estado da Bahia é o maior produtor de mel do país”, informa. E acrescenta lembrando que aliado ao projeto da Ceplac que já é sucesso - “Abelha Rainha” -, a Prefeitura de Itabuna está implementando o projeto “Itabuna, Cidade Amiga das Abelhas” com a proposta do município produzir fomento para a cadeia produtiva da apicultura que abrange as regiões Sul e Extremo Sul da Bahia.

E esclarece que a ideia é atrair investimentos para Itabuna, empresas que produzem equipamentos utilizados na cadeia produtiva do mel. “Considerada o tripé da sustentabilidade, a Apicultura atrai benefícios econômicos, sociais e ambientais nas áreas onde é explorada, e por esse motivo acreditamos que essa iniciativa irá gerar um impacto significativo no PIB de Itabuna”, pontua Erlon Botelho, lembrando que a Ceplac terá um papel importante neste trabalho por ser uma referência na área de pesquisa, transferência de tecnologia e serviços aos pequenos produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...