terça-feira, 29 de agosto de 2017

Oposição acusa Agerba de omissa na fiscalização das travessias

Oposição acusa Agerba de omissa na fiscalização das travessias; Só omissa?

Com maré baixa, as embarcações penam no Terminal de Vera Cruz. O equipamento é do Governo do Estado, que fala em fazer ponte Salvador-Itaparica e que sequer consegue dragar o canal de navegação do terminal. A novela já rola desde 2007.  Vera Cruz talvez seja o único terminal de passageiros do mundo que não opera com maré baixa. (Foto: Jornal da Mídia/Arquivo)
Com maré baixa, as embarcações penam no Terminal de Vera Cruz. O equipamento é do Governo do Estado, que fala em fazer ponte Salvador-Itaparica e que sequer consegue dragar o canal de navegação do terminal. A novela já rola desde 2007. Vera Cruz talvez seja o único terminal de passageiros do mundo que não opera com maré baixa. (Foto: Jornal da Mídia/Arquivo)
Após a tragédia de Mar Grande, agora a hora é de apurar e refletir em cima dos possíveis erros e buscar melhorias para os serviços. Essa é a avaliação da bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia. “Ignorar a gravidade dos fatos é omitir o nosso papel de fiscalizar e apontar sugestões para que mais descasos que custam vidas não sejam cometidos,” alerta o líder da oposição, Leur Lomanto Jr.

A bancada questiona a falta de investimento da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) na fiscalização dos serviços prestados na travessia Salvador-Mar Grande, nos últimos anos. Conforme noticiado pela imprensa, as concessionárias responsáveis pelo transporte repassam uma média de R$ 0,30 para o estado para que a Agerba faça a fiscalização, entretanto em Mar Grande não existe um posto, nem funcionários ligados ao órgão para fiscalizar o embarque e o desembarque no terminal.
“Essas questões precisam ser esclarecidas pelo governo, que pelo visto ignorou as cobranças do Ministério Público e da população que ao longo dos anos tem se queixado sobre a insegurança do serviço. Embora as motivações do acidente ainda estejam sendo estudadas, o que todos concluem é que houve um abandono dessas demandas por parte do estado, o que se refletiu nesse triste acontecimento. Essa é uma convicção transmitida pelos próprios passageiros que utilizam as lanchas diariamente”, enfatiza Leur Jr.
A Agerba é um Fracasso – Na verdade, não é só o serviço da travessia Salvador-Mar Grande que não é fiscalizado pela Agerba. A agência reguladora de transporte da Bahia é um fracasso no cumprimento do seu papel em todos os níveis – não fiscaliza nada: nem na terra e muito menos no mar. Os usuários do Sistema Ferry boat, por exemplo, estão sempre à mercê de um serviço precário e não têm a quem reclamar. As embarcações do sistema, todas do patrimônio público, estão sucateadíssimas e somente nos últimos 30 dias foram registradas ao menos quatro incidentes na travessia.
E mais: na travessia Salvador-Mar Grande o velho e vergonhoso Terminal de Vera Cruz, do Governo do Estado, opera em condições sofríveis: os comandantes das embarcações têm que fazer mágica em períodos de maré baixa para deixar ou sair pelo assoreado canal de navegação. E com mau tempo e mar agitado, a situação também é muito complicada, pois as as embarcações ficam expostas à ressaca, já que o terminal sequer tem quebra-mar.
O então governador Jaques Wagner, o mesmo que prometeu “inaugurar a ponte Salvador-Itaparica em 2013”, também garantiu em 2007, realizar as obras de derrocagem (retirada das pedras) e dragagem (remoção da areia) do Terminal de Vera Cruz para que as embarcações da travessia pudessem operar com segurança. E para que, com maré baixa, o serviço deixasse de ser suspenso, com acontece atualmente. E nada foi feito. O JORNAL DA MÍDIA está preparando uma matéria especial sobre o perigo que representa o Terminal de Vera Cruz. Mas enquanto isso o leitor pode ler Governo exagera na dose e promete deixar Terminal de Mar Grande com 10 metros de profundidade.
A população está à mercê da própria sorte. Os navios do Sistema Ferry boat estão sucateados e o serviço é precário demais. A Agerba se esconde e finge que fiscaliza. (Foto: Jornal da Mídia/Arquivo)
A população está à mercê da própria sorte. Os navios do Sistema Ferry boat estão sucateados e o serviço é precário demais. A Agerba se esconde e finge que fiscaliza. (Foto: Jornal da Mídia/Arquivo)
Agerba Não Entrega Contratos – Presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa, o deputado Hildécio Meireles (PMDB), lembra que em audiência pública realizada pela Comissão ano passado, foi solicitado que a diretoria da Agerba enviasse ao colegiado cópia dos contratos de concessão de transporte marítimo de toda a Bahia, mas até hoje o órgão não atendeu o pedido.
“Com as cópias dos contratos em mãos teríamos como saber exatamente os requisitos e se a Agerba tem cumprido aquilo que lhe cabe”, cita o deputado, destacando que voltará a cobrar providências ao órgão. À época também foi sugerida a criação de um Conselho Estadual de Transporte Público Marítimo e ficou determinado ainda que haveria a realização de um estudo para isentar da tarifa de utilização do terminal de embarque/desembarque o cidadão que faz uso diário do transporte, na mesma modalidade como o que se aplica aos usuários do sistema de transporte terrestre.
“Embora a segurança da embarcação esteja muito ligada a Capitania dos Portos, a Agerba também tem esse papel, desde quando define os critérios do transporte. Além disso é preciso explicações sobre a falta de investimento nos terminais e a ausência de acompanhamento por parte do órgão, já que são milhares de pessoas que passam por esses locais, diariamente”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna faz licitação para construção de viadutos

Um dos viadutos será construído aqui, cabefeira da ponte Governador César Borges, saída para o bairro São Caetano. Foto: jornal a Região. Do...