quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Itabuna sediará o 4º Fórum das Águas


Empenhada em se inserir em todas as atividades que busquem despoluir o Rio Cachoeira ou mesmo minimizar as ações de impacto ambiental, a Prefeitura Municipal de Itabuna participará juntamente com o Instituto das Águas, Rotary Club de Itabuna e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) o 4º Fórum das Águas: Integração e Sustentabilidade - Juntos pela Água. O evento será realizado no próximo dia 05 de Setembro, na sede do Rotary Club, na Rua Inglaterra, 104, bairro São Judas.

         O evento contará com debates e paineis que serão explanados por técnicos e especialistas. De acordo com a programação, às 08h30min haverá abertura com exibição de vídeos e homenagens a ex-reitora da Uesc, professora Reneé Albagli, e ao empresário Helenilson Chaves. Às 10 horas será realizada uma Conferência que terá como tema “Gestão das Bacias Hidrográficas: compromisso e responsabilidade socioambientais, revitalização e mobilização comunitária para o compartilhamento das águas”. O palestrante será o professor e doutor em Gestão de Recursos Hídricos, PhD Antônio José Andrade Rocha. Revitalização do Rio Água Branca prevê trabalho de educação ambiental


         Às 11 horas, está prevista a realização do Painel “Paradigmas civilizatórios: mudanças necessárias”. A Uesc terá participação com uma abordagem do professor Doutor Maurício Morau sobre o “Programa de Humanização da Bacia do Rio Cachoeira com foco projeto piloto microbacia Rio Água Branca”, que tem o apoio do governo municipal. A UFSB terá como temática da palestra da professora MSc Valerie Nicoler, “Intervenção em Microbacia Jacarezinho”. O especialista e Florestas Tropicais, Volney Fernandes, discorrerá sobre “Governança para Sustentabilidade – Âmbito bacia do Rio Cachoeira”.

         A temática “Comitê da Bacia do Leste / CDS-LS Ações Estruturantes” será abordada por Luciano Veiga, o professora MSc Flávio Leopoldino/FTC, falará sobre “Ações Estratégicas práticas de gestão”, e a professora Célia Fonseca/Colégio Sistema, sobre “Pegada ecológica de atualidades”. Por fim, representando a Emasa, o presidente Jader Guedes fará uma explanação sobre o “Uso Racional da Água”. O encerramento está previsto para as 13 horas, com o Pró-Reitor da Uesc, Profº Drº Alessandro Santana, através do estabelecimento de metas e ações para o Fórum das Águas.

 Revitalização do Rio Água Branca

Rio Água Branca corta os bairros: Santa Inês, Antique e Fátima
O projeto de revitalização do rio Água Branca, elaborado por Marcelo Moreau, diretor do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da Uesc, tem como foco a conservação de áreas verdes, recuperação de área de recarga da bacia, além de um trabalho de educação ambiental a ser realizado na comunidade em paralelo a investimentos em saneamento básico, humanização dos bairros no seu entorno, com melhora da autoestima da comunidade e consequente valorização da área urbana.

As ações incluem um diagnóstico da situação do Água Branca, que tem problemas com o descarte de lixo e entulho nas suas margens, apresenta sinais de impacto da degradação pela  ação do homem no meio ambiente e prevê entre outras coisas mapeamento das propriedades rurais e imóveis no seu entorno. O processo seria complementado com a realização de seminários itinerantes de sensibilização das comunidades ribeirinhas, limpeza do canal principal com 1,7 quilômetros de extensão e a retirada de resíduos sólidos, numa parceria com o governo municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Acelera itabuna abrem novas frentes

Prefeito Augusto Castro  Prefeitura abre novas frentes do Programa Acelera Itabuna em mais cinco bairros O  maior programa de investimentos ...