terça-feira, 8 de agosto de 2017

Itabuna recebe doação de sementes para agricultura familiar


Com desempenho efetivo na promoção de ações e na busca por parcerias para viabilizar projetos que estimulem a agricultura familiar, a Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente (Sema), tem ampliado a geração de renda da população que trabalha na zona rural da cidade. Ontem (07), o departamento de agricultura da Sema recebeu da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) a doação de 200 kg de sementes que serão destinadas às famílias cadastradas no programa de agricultura familiar.

O secretário John Vinícius Nascimento destaca que a parceria com órgão do Governo do Estado é uma ampliação do que se constata a nível municipal. “O Prefeito Fernando Gomes tem uma atenção especial com a agricultura e isso reflete em nosso empenho por concretizar parcerias importantes. Ter o apoio da Bahiater é saber que estamos caminhando ao lado do Governo do Estado para promover o desenvolvimento da agricultura familiar em nossa cidade”, comenta o secretário. Veja outras matérias deste município!


As medidas de suporte aos agricultores da cidade, além de fortalecer a geração de renda, auxiliam no mapeamento dos trabalhadores da zona rural de modo que os incentivos do programa nacional de agricultura familiar (Pronaf) alcancem o maior número possível de beneficiários. Segundo o diretor de agricultura da Sema, Erlon Botelho, a cidade possui hoje cerca de 1000 famílias declaradas aptas ao Pronaf. Erlon estima que este número seja ainda maior, e ressalta que o departamento de agricultura trabalha na formatação de plano de assistência rural para contemplar todas as famílias do município.

A atuação conjunta com departamentos do Estado que oferecem apoio às atividades da gestão municipal resulta em benefícios diretos à população. Wellington Leite Medeiros, agrônomo da Bahiater, salienta que o órgão atua em prol do desenvolvimento sustentável. Para Wellington, é cada vez mais importante essa integração com as secretarias municipais visto que essa proximidade resulta numa maior articulação de políticas públicas para a agricultura familiar.

“O Governo do Estado possui convênio com prefeituras de todos os Territórios de Identidade do estado e isso tem ampliado as ações do órgão, a exemplo da parceria que temos aqui em Itabuna. O compromisso da Bahiater é contribuir para a melhoria de vida dos agricultores familiares baianos e para isso estamos fornecendo equipamentos, sementes e assistência técnica aos municípios”, destaca o agrônomo.


Prefeitura tem atenção especial com os bairros de Itabuna
Diversos bairros de Itabuna que há muitos anos não recebiam atenção da administração municipal, agora estão sendo contemplados com operações tapa-buraco, obras de terraplanagem e de pavimentação que estão sendo executadas pela Secretaria de Administração. No bairro Nova Ferradas, por exemplo, as principais vias e transversais estão sendo beneficiadas com recuperação asfáltica numa extensão de três quilômetros que vai da entrada do bairro até a praça Jorge Amado.
Mutuns
Para o trabalho, 16 homens das Secretarias de Administração e de Desenvolvimento Urbano, estão atuando com o auxílio de três caçambas. A previsão é de que a obra seja concluída em 20 dias. De acordo com o Secretário Dinailson Oliveira, as obras de recuperação ou mesmo implantação de paralepípedo/pavimentação são uma prioridade do prefeito Fernando Gomes para deixar a cidade em condições dignas de se viver. “Cerca de 60 homens estão trabalhando em diversos pontos da cidade, além de máquinas e caçambas”, informa.

E informa que na estrada de Mutuns os trabalhos também estão em ritmo acelerado com roçagem, nivelamento de manilhas que causavam alagamentos na estrada, revitalização do acesso ao sítio IV da Fundação Marimbeta que estava abandonado há vários anos e agora na gestão de Fernando Gomes será reaberto ainda esse ano. “Lá está sendo feito o patrolamento da estrada numa extensão de 10 quilômetros, sendo 5km de Itabuna até Mutuns, e os outros 5 km de Mutuns até a divisa com Rio do Braço (Ilhéus), atendendo a pedidos de moradores da região”, completou o Secretário Dinailson Oliveira.

Na Avenida Pedro Jorge, a equipe está trabalhando fazendo operação tapa-buracos e recuperação asfáltica. No Vale do Sol as obras são de terraplanagem, assim como na Bananaeira, cujos trabalhos estão em fase final. Na rua Rio Branco, do bairro Califórnia as obras também seguem em ritmo acelerado. O Secretário de Administração, Dinailson Oliveira, finaliza anunciando que já foram iniciados os trabalhos de limpeza de pista onde está situado o Aeroporto, de forma a atender as exigências de laudo técnico da Aeronáutica. O espaço será reaberto para pousos da aviação executiva e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI área).


Secretaria de Saúde terá programa contra tabagismo em Itabuna

A Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna (SMS) conseguiu, junto a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), insumos necessários para a implantação no município, do Programa Nacional de Controle do Tabagismo.  Um fato histórico, por ser a primeira vez que o município contará com esse tipo de serviço visando  beneficiar fumantes que gostariam de parar com o vício, mas não conseguem por conta própria.

 O coordenador da Assistência Farmacêutica da SMS, Wanderley Machado, comemora a conquista, ao anunciar que os insumos que incluem adesivos e gomas de mascar de nicotina e até medicamentos específicos já chegaram ao município. O passo seguinte é a formação de grupos terapêuticos compostos por enfermeiros e técnicos do Departamento da Atenção Básica, para saber em quantas e quais unidades de saúde o programa será implantado. A previsão é de que até o final deste mês já esteja funcionando.

Wanderley explicou que o tratamento contra o tabagismo é gratuito e demorado, por isso será feito com a participação de grupos terapêuticos que trabalharão com os pacientes que aderirem ao programa. “Os dependentes do fumo  serão cadastrados e deverão participar de reuniões previamente agendadas a fim de seguirem o passo a passo do tratamento e com isso se libertarem do vício”.

Segundo Wanderley, a demanda de fumantes é muito grande no município e foi isso que levou a Secretaria de Saúde de Itabuna à busca de programas como o do tabagismo criado pelo Ministério da Saúde. O coordenador diz, ainda, que o tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como doença epidêmica e uma questão de saúde pública.

 “O hábito de fumar causa dependência física, psicológica e comportamental, e mata milhares de pessoas em todo o mundo todos os dias, segundo a OMS”, alerta. Em função dessa dependência, ainda segundo Wanderley, o programa poderá contar também com outros profissionais a exemplo de psicólogos, se houver necessidade, para reforçar a equipe técnica.
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...