terça-feira, 29 de agosto de 2017

Escola Ação e Cidadania comemorou o Folclore

 Alunos da Escola Ação e Cidadania, que está situada no bairro da Bananeira, em Itabuna, tiveram uma manhã de muita recreação na última sexta-feira (25), durante a realização do projeto comemorativo do Folclore que teve como tema “Os lendários”. Com uma programação diversificada, cerca de um total de 125 alunos que são atendidos na escola participaram das atividades que envolveram temáticas como: Saci Pererê, Dança do Boto, Carimbo, entre outras.
         
Luciana Silva, coordenadora pedagógica, explica que este é um tema que faz parte do calendário escolar do município, e que este ano o projeto foi abraçado usando a temática “Lendários”. “Primeiro os professores trabalharam o projeto, para depois apresentar em sala de aula e chegar nesta culminância em que teve uma ótima aceitação das crianças. A alegria, a euforia demais”, disse. Veja outras matérias do municipio


         O Assessor de Esporte e Lazer, professor Damasceno Porto, lembra que todas as escolas da Rede Municipal trabalham nesse período o folclore, e o tema “lendários” foi escolhido justamente para mostrar às crianças a importância da lenda. “A Secretária de Educação, Anorina Smith, sempre frisa a importância de levar as crianças aquilo que está ao seu redor, e por isso levamos essa temática“.

         A professora de Dança Fernanda Silva, informa que “toda apresentação de dança foi focada em mostrar a cultura do nosso país, que é muito rica. Esse é um tema que está um pouco esquecido no Brasil, mas é muito rico, precisamos resgatar e estamos fazendo justamente isso nas escolas”. Nilmara Santos, mãe de dois alunos da Escola Ação e Cidadania, falou da sua satisfação em ver os estudantes recebendo uma atenção especial da Rede Municipal. “As minhas crianças nunca tinha participado de dança e elas gostaram muito”.

  Censo vai pesquisar dados em 750 estabelecimentos agropecuários de Itabuna

            O primeiro passo para a realização de Censo Agropecuário de 2017 em Itabuna, que deve coletar dados em 750 estabelecimentos na área rural,  no período de setembro de 2017 a fevereiro de 2018, foi dado com a formação da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE), durante reunião realizada no Centro Administrativo Firmino Alves.  A CMGE é formada por representantes do Executivo, o que envolve as diversas secretarias, além do Legislativo, Judiciário e de instituições da sociedade civil organizada, sob a presidência do chefe da agência local do IBGE, Luiz Mafra de Santana.

            Ele explica que a comissão visa dar maior transparência ao trabalho do IBGE e ao mesmo tempo acompanhar os trabalhos do Censo Agropecuário, que é realizado de dez em dez anos, com o levantamento de informações sobre agricultura, extração vegetal, silvicultura, criação de animais, bem como o beneficiamento e transformação de produtos agropecuários.

            O chefe da agência do IBGE informa que o trabalho em Itabuna mobilizará uma equipe de cinco supervisores e dois recenseadores que vão utilizar em campo equipamentos DMC - dispositivo móvel de coleta -, atuando na identificação de todas as atividades econômicas que envolvem a produção agrícola. Cabe salientar que entre os 750 estabelecimentos que serão visitados, cerca de 500, o que representa mais de 60% do total envolvem atividades ligadas à agricultura familiar.

            Luiz Mafra Santana destaca que Itabuna além de ser um município essencialmente urbanizado, concentra 97,5% dos habitantes na área urbana e apenas 2,5% na zona rural. Diferentemente do Brasil, em que a agricultura contribui com 23% do Produto Interno Bruto, em Itabuna, o setor agrícola participa com menos de 1% do PIB, por conta da monocultura do cacau, que enfrenta problemas desde a eclosão da vassoura de bruxa nas plantações, o que afetou a cadeia produtiva na região.

            Da reunião participaram ainda o Secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, John Nascimento, que destacou a importância do censo para ampliação da base de dados econômicos e sociais do município com referência ao setor agrícola. Também participaram da formação do CMGE técnicos das diversas secretarias municipais, além do representante da Amurc, Luciano Veiga e técnicos da Ceplac, e várias instituições da sociedade civil organizada.


Sesttran realizou Fiscalização Educativa no bairro Conceição
 
Mais uma ação de Fiscalização Educativa foi realizada no trânsito de Itabuna na manhã desta segunda-feira (28), pela Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito de Itabuna (Sesttran). O trabalho aconteceu na rua Getúlio Vargas, bairro Conceição e contou com a participação de oito agentes de trânsito e quatro guardas. A meta é conscientizar condutores de veículos e motociclistas sobre a importância de respeitar a legislação.

Entre os itens verificados na Ação Educativa, documentação, uso dos equipamentos de segurança, cinto de segurança, entre outros. A média de abordagens fica em torno de 450, sendo que as pessoas flagradas em alguma irregularidade têm a oportunidade de regularizar sua situação, apenas assistindo uma aula educativa que acontece toda sexta-feira, no auditório da Sesttran. Mas vale ressaltar que aqueles que não comparecem à aula educativa, terão suas infrações convertidas em punições.


Secretaria Municipal de Educação promove
curso para Coordenadores Pedagógicos
 
Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Itabuna participam na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), nesta segunda e terça-feira, dias 28 e 29 de Agosto, do segundo módulo de um Curso voltado para atualização profissional dos 133 coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino. A diretora do Departamento de Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação, Elisângela Messias, explica que esta é a segunda etapa do curso que acontece mensalmente.

Com o tema “Narrativas Contemporâneas: o corpo gordo vai à escola”, o evento contou com várias apresentações que chamaram a atenção dos presentes. “Este é o segundo módulo e estamos muito satisfeitos com a receptividade dos coordenadores. Acredito que essa receptividade positiva é resultado do trabalho integrado, pois a escolha dos temas foi uma escolha de todos”, comenta Elisângela Messias.

Falando em temáticas, as próximas que serão abordadas nos meses seguintes também envolveram assuntos de extrema importância e que necessitam de constante explanação em sala de aula, como por exemplo, a questão racial. “Todos os assuntos trabalhados durante estes cursos, os coordenadores pedagógicos terão a responsabilidade de transmitir conteúdo para os professores, para que eles possam trabalhar em sala de aula”, completa a Diretora de Educação Básica.

E finaliza lembrando que a meta da Secretária de Educação, Anorina Smith, que segue uma orientação do prefeito Fernando Gomes, é de capacitar constantemente todo o quadro de professores e coordenadores do Município, de modo que os alunos da Rede Municipal de Ensino tenham uma educação cada vez mais de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...