quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Eleita a primeira diretoria do Conselho Municipal de Turismo de Itacaré


O município de Itacaré deu mais um grande passo na organização e no desenvolvimento do setor turístico com a eleição na tarde desta quarta-feira (30) da primeira diretoria do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), formado por representantes do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada. De acordo com o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, a criação do conselho e a eleição de forma consensual da diretoria demonstra o compromisso das entidades de junto com o poder público formular, debater e implementar cada vez mais políticas públicas para o setor turístico, gerando mais desenvolvimento, profissionalização, emprego e renda para o município.

Coordenada pelo secretário de Turismo, Júlio Oliveira, a eleição da diretoria do Conselho Municipal de Turismo contou com a participação dos mais diversos membros da sociedade civil organizada. Representando o setor público municipal, fazem parte da primeira diretoria do COMTUR as secretarias de Turismo, Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Juventude, Esporte e Cultura. Já pelo setor privado compõem o conselho a Câmara de Dirigente Lojista de Itacaré, o Sindicato Patronal de Hospedagem e Alimentação, a Associação de Cabaneiro de Praia de Itacaré e a Associação Itacareense das Agências de Turismo. E pelo terceiro setor fazem parte do COMTUR o Conselho Comunitário de Segurança Pública, a Associação de Surf de Itacaré, a Associação dos Condutores de Visitantes e a Associação de Moradores de Taboquinhas. O Conselho tem como presidente o empresário Luiz Paulo Herculian e como vice-presidente o secretário de Turismo Júlio Oliveira.  Veja também: Comunidade participa da Conferência
de Assistência Social de Itacaré


Antes de iniciar as eleições o consultor Fabrício Amaral destacou o papel do Conselho Municipal de Itacaré, a importância da participação das entidades nessas discussões, a responsabilidade de cada conselheiro e como a cidade pode avançar a partir das discussões compartilhadas na área do turismo. Já o secretário Júlio Oliveira destacou o quanto cada entidade pode colaborar com o governo municipal e com a própria cidade nas discussões das políticas públicas e ressaltou que mesmo as entidades que não fazem parte do conselho municipal poderão participar ativamente das câmaras temáticas ou mesmo contribuir com as discussões que possam assegurar o avanço do setor turístico de Itacaré.

Criado através da Lei Nº 298, de 31 de julho desse ano, o COMTUR tem por objetivo principal formular e implementar a Política Municipal de Turismo, visando criar condições para o aperfeiçoamento e o desenvolvimento, em bases sustentáveis, da atividade turística no município de Itacaré de forma a garantir o bem-estar de seus habitantes e turistas e o resguardo do patrimônio natural e cultural da região. Também compete ao Conselho formular em conjunto com a Secretaria Municipal de Turismo e aprovar o Plano Municipal de Turismo do Município, além de sugerir regras e padrões para o exercício regular das atividades e empreendimentos turísticos no município, respeitando as normas do Ministério do Turismo e do órgão federal competente, de forma a garantir a proteção e conservação do patrimônio natural, cultural, histórico e arquitetônico, o desenvolvimento socioeconômico do município.

De acordo com a legislação, é ainda papel do COMTUR dentre várias outras atribuições e ações, acompanhar a elaboração do Inventário da Oferta turística de que trata a Lei de Política Municipal de Turismo, aprovar o Inventário da Oferta Turística municipal, e opinar, previamente à aprovação pela Câmara de Vereadores, sobre quaisquer alterações no Plano Diretor Municipal que possam afetar a atividade turística no município.

COMPOSIÇÃO DO COMTUR - CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DE ITACARÉ - ELEITA DIA 30 DE AGOSTO DE 2017

•          PODER PÚBLICO MUNICIPAL:
1.         SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO:
–          TITULAR: JÚLIO CÉSAR GONÇALVES DE OLIVEIRA
–          SUPLENTE: JARBAS BARBOSA BARROS JÚNIOR

2. SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE;
–          TITULAR: COSME NUNES PEREIRA
–          SUPLENTE: PABLO JUNOT

3.SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO:
–          TITULAR: ADEMAR SÁ
–          SUPLENTE: ANDRÉ AZAMBUJA

4. SECRETARIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE, CULTURA E ESPORTE:
–          TITULAR: DIEGO AUGUSTO MORAES SILVA
–          SUPLENTE: RAFAEL SANTOS BARROS

•          SETOR PRIVADO:

1.         CDL – CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE ITACARÉ:
TITULAR: MARGARIDA CLAUDIA TAVARES ARANTES
SUPLENTE: GILBERTO ARCHANJO DE SOUZA FRANÇA

2.         SINDICATO PATRONAL DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO DE ITACARÉ:
TITULAR: ANDRÉ LUÍS PERES RAMOS
SUPLENTE: VITOR ROLLIN

3.         ASSOCIAÇÃO DOS CABANEIROS DAS PRAIAS DE ITACARÉ:
TITULAR: LUIZ PAULO HERCULAN
SUPLENTE: CRISTINA  BORGES DE SOUZA CARVALHO

4.         ASSOCIAÇÃO ITACAREENSE DAS AGÊNCIAS DE TURISMO E SINDICATO DOS CONDUTORES AUTÔNOMOS  DOS TAXISTAS DE ITACARÉ:
TITULAR: ARNALDO FAUSTINO DOS SANTOS
SUPLENTE: CARLA CAIO MUSSOLIN

•          TERCEIRO SETOR:
1.            CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA PUBLICA DE ITACARÉ:
TITULAR:  ALBERTO RIBEIRO DA SILVA PEREIRA
SUPLENTE: LEONARDO PACHECO E DEUS MUNDIM

2.         ASSOCIAÇÃO DE SURF DE ITACARÉ:
TITULAR: LUCIANO MARCELO MATO GROSSO BARROS
SUPLENTE: ALISSON ALBERTO REIS DOS REIS

3.         ASSOCIAÇÃO DOS CONDUTORES DE VISITANTES DE ITACARÉ:
TITULAR: MAGNO ROCHA DA CRUZ
SUPLENTE: ADRIANO DA CONCEIÇÃO LIMA

4.         ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE TABOQUINHAS:
TITULAR: AGNALDO BISPO DAMASCENO
SUPLENTE: JOSÉ ALBERTO SANTOS GOMES

DIRETORIADO COMTUR ELEITA PARA O BIÊNIO 2017-2018

PRESIDENTE: LUÍZ PAULO HERCULIAN
VICE PRESIDENTE: JÚLIO CÉSAR GONÇALVES DE OLIVEIRA
SECRETÁRIA EXECUTIVA: MARCELLE VASCONCELOS

Comunidade participa da Conferência

de Assistência Social de Itacaré

Discutir e ampliar o debate sobre as políticas públicas de assistência social em Itacaré, esclarecer dúvidas da comunidade e possibilitar que representantes dos mais diversos segmentos pudessem contribuir com sugestões para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços oferecidos ao cidadão. Esse foi o objetivo da Conferência Municipal de Assistência Social de Itacaré, realizada no último dia 29, no Clube Pirajá, que teve como tema “Garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”

A conferência foi organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itacaré e contou com a participação expressiva da comunidade e de diversos segmentos da sociedade civil organizada. Durante o encontro a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Ivonete Damasceno, explicou que os objetivos principais da conferência foram o de avaliar os programas e serviços executados pela Secretaria, além de reafirmar o papel da Assistência Social como política que garante direitos e dá visibilidade a essa contribuição à sociedade.

O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Matheus Carvalho, acrescentou que a conferência foi um importante momento para o debate democrático onde cada cidadão teve a oportunidade de opinar, propor, contribuir para avançar na estruturação da assistência social de forma participativa, a partir de reflexões sobre a realidade do município. E o resultado, segundo ele, foi extremamente proveitoso, com a participação da comunidade e a contribuição nas discussões e propostas.

A Conferência foi uma oportunidade de discutir e avaliar a política social como parte de um amplo processo de diálogo e democratização da gestão pública, com a finalidade de definir as prioridades de ações para os próximos anos, reconhecendo as responsabilidades de cada cidadão, entidade ou ente federado. Nesse encontro foram escolhidos os delegados que representarão a cidade na Conferência Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...