segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Comunidade de Itacaré participa de audiência pública sobre o PPA

Representantes dos mais diversos segmentos da sociedade civil organizada de Itacaré participaram na manhã desta segunda-feira (28), na Câmara Municipal, da audiência pública para a discussão com a comunidade sobre a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021.  O objetivo do encontro, segundo colocou o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, é ampliar e democratizar as discussões sobre os investimentos, melhorias e ações no município.


Durante a audiência, coordenada pelo vice-prefeito Genilson Souza, representantes do governo municipal apresentaram os detalhes do PPA, sua finalidade e os passos que serão implementados após as audiências públicas. Em seguida foi distribuído um questionário onde cada segmento definiu suas prioridades. Essas ações serão avaliadas e sistematizadas para que em seguida o prefeito Antônio de Anízio encaminhe o projeto de lei à Câmara de Vereadores com essas sugestões apresentadas pela comunidade. Também foi aberto o espaço onde os segmentos puderam questionar e propor ações nas mais diversas áreas.

Nesta terça-feira, dia 29, a audiência será às 18 horas na unidade do Bolsa Família de Taboquinhas. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destaca a importância da presença de todos nas audiências, pois nas reuniões a comunidade terá a oportunidade de participar do planejamento, das decisões de governo, como parte do orçamento participativo, apontando metas e prioridades nas ações da administração municipal. O objetivo, segundo ele, foi realizar as reuniões descentralizadas, de forma que haja a participação dos moradores apresentando suas dificuldades e sugestões para cada um dos setores.

O Plano Plurianual é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto no artigo 165 da Constituição Federal, regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 que estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de 4 anos, organizando as ações do governo em programas que resultem em bens e serviços para a população. É aprovado por lei quadrienal, tendo vigência do segundo ano de um mandato majoritário até o final do primeiro ano do mandato seguinte.


Nele constam, detalhadamente, os atributos das políticas públicas executadas, tais como metas físicas e financeiras, público-alvo, produtos a serem entregues à sociedade. A estratégia de planejamento do município passa por 3 etapas, sendo elas o PPA (Plano Plurianual), a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei de Orçamento anual), onde finalmente são discutidos as ações metas e recursos que são provenientes a cada uma das ações que os forem apresentadas no PPA e LDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Acelera itabuna abrem novas frentes

Prefeito Augusto Castro  Prefeitura abre novas frentes do Programa Acelera Itabuna em mais cinco bairros O  maior programa de investimentos ...