quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Anuário estatístico atualiza base de dados sobre Itabuna


        Reunindo dados sobre economia, agropecuária, finanças municipais, história, demografia, educação, saúde, infraestrutura, habitação e saneamento básico, mercado de trabalho, segurança pública, meio ambiente e administração, acaba de ser lançado pelo governo municipal o Anuário Estatístico de Itabuna reunindo informações do período de 2013 a 2016. Para o prefeito Fernando Gomes, o documento inclui um conjunto de informações que podem ajudar a subsidiar o planejamento das ações e políticas de governo, bem como auxiliar na tomada de decisões por investidores e empreendedores interessados em investir no segmento produtivo, visando à geração de emprego e renda uma prioridade da sua gestão.
         Na sua mensagem, ele fala das prioridades de governo em termos de educação, saúde, geração de emprego e renda, bem como do projeto que transforma Itabuna em uma Cidade Universitária, que se consolida com a criação de um curso de medicina e com a chegada de novas instituições de ensino superior, que se somam à Universidade Federal do Sul da Bahia, FTC e Unime e outras faculdades.

          Entre as inovações do anuário, que tem 304 páginas, está o capítulo de história, enriquecido com textos de Janete Ruiz Macedo e Adriana Dantas Andrade-Breust, com dois olhares que se complementam e contam a história do carnaval itabunense, incluído no projeto de resgate de tradições cultuais e das grandes festas populares.

          O conjunto de dados aponta que Itabuna tem uma população de 220.386 mil habitantes, com base nos dados do IBGE para 2016 e um produto interno bruto de R$ 16,8 bilhões. Já a  renda per capita do itabunense é de R$ 16.753,23, com base nos dados relativos a 2014, e a cidade conta com uma rede de 13 agências bancárias, 12  casas lotéricas, duas cooperativas de crédito, 42 terminais de atendimento.

          O trabalho é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Fazenda e Planejamento e a Universidade Estadual de Santa Cruz, com o suporte técnico das diversas secretarias municipais e coordenação de Selma Lúcia Souza Costa Calazans, mestre em educação pela Universidade de Madeira e convalidação pela UFBa na área de inovação pedagógica.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...