terça-feira, 29 de agosto de 2017

Amurc investe em fóruns para atendimento municipal


Com a proposta de criar um espaço para discussão e atendimento as demandas municipais, a Amurc, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da Uesc revitalizou nesta terça-feira, 29, o Fórum Municipal de Secretários de Saúde. A ação integra o Programa de Apoio Gerencial Institucional às Prefeituras da Região Litoral Sul e envolve ainda atividades nas áreas de educação, administração, assistência social, procuradoria geral, comunicação, agricultura e meio ambiente, planejamento e finanças.

De acordo com o secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga, o objetivo dos Fóruns é propiciar meios para qualificar e aperfeiçoar os gestores públicos municipais nas áreas estratégicas para o desenvolvimento local, “com vistas a aumentar a eficiência e eficácia na execução de políticas públicas e na condução de sua implementação”.


Para o secretário de saúde de Arataca, eleito presidente do fórum, Alarcon Brito, o diálogo permanente entre os secretários e técnicos municipais sobre as demandas locais será a chave para sanar problemas em comuns. “O maior problema que a gente tem é a regulação dos serviços de saúde, principalmente dos municípios menores. Então, o Fórum vem para juntar a força e o diálogo de todos os gestores da área de saúde em busca de uma solução”.

O encontro foi também de apresentação do modelo de Consórcio Público de Saúde do Governo do Estado da Bahia para a região. A iniciativa foi aprovada pelos prefeitos, que se comprometeram em aprovar a Lei do Consórcio na Câmara de Vereadores dos municípios, durante uma reunião com o governador do Estado, Rui Costa, no mês passado.

Parceria

O projeto foi criado pela Amurc em 2011, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz - Uesc. Segundo o Pró-reitor Alessandro Santana, “a iniciativa avança a partir do envolvimento dos secretários municipais nas reuniões do fórum, através do compartilhamento de soluções e ideias para a melhoria da saúde na região e a busca pelo aperfeiçoamento profissional por meio dos cursos de gestão oferecidos pela Uesc”.
          
         Com a eleição, a diretoria do Fórum de Saúde ficou composta pelo presidente, Alarcon Brito; vice-presidente Ronaldo da Silva, secretário de Itapé; secretária Damilene Borges, gestora da pasta de saúde em Uruçuca e tesoureiro José Leopoldo, secretário em Almadina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...