terça-feira, 1 de agosto de 2017

Aeroclube quer apoio político para instalação de grupamento aéreo da PM em Itabuna


 Um grupo de dirigentes do Aeroclube de Itabuna e que administra o aeródromo Tertuliano Guedes de Pinho, que deverá ser reaberto nos próximos dias, solicitou ao prefeito Fernando Gomes apoio junto ao governo do estado para a instalação de uma unidade do grupamento aéreo da Polícia Militar na cidade, o que reforçaria o sistema de segurança e ofereceria maior eficiência no combate e prevenção de assaltos a bancos, a carros fortes e roubo de cargas na rodovia. O grupamento teria uma atuação ampliada para os 26 municípios do Território de Identidade Litoral Sul, que tem uma população superior a 770 mil habitantes, além de reforçar o policiamento de Ilhéus e Itabuna as duas maiores cidades da região. Veja outras informações de seu interesse


         O prefeito se mostrou sensível ao pleito e pediu uma formalização do pedido através do Aeroclube de Itabuna, que deve se associar na proposta a outras entidades da sociedade civil. Para o tesoureiro do Aeroclube, Olívio Borges, o processo para reabertura da pista depende de uma vistoria da Infraero, que já homologou o aeródromo e precisa de alguns ajustes para sua operacionalização.

         Para o diretor social do Aeroclube de Itabuna, Ewerton Macedo, o aeroporto tem 12 hangares e para voltar a operar depende da conclusão da limpeza com tratores, implantação da biruta, pintura da pista e restauração de parte dos muros.

Para os dirigentes da entidade, que vem atuando em conjunto com a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna e outras instituições, a reabertura do aeródromo é resultado da ação do prefeito Fernando Gomes e do diretor da Fundação Ester Gomes, Sérgio Gomes, que se sensibilizaram com a proposta que vai facilitar a remoção de pacientes em UTIs aéreas, bem como poderá gerar negócios e atrair investimentos inclusive de empresas ligadas à fabricação e manutenção de aeronaves.


Blitz Educativa da Sesttran

Condutores de veículos e de motocicletas que passaram pela Avenida Manoel Chaves, imediações do Estádio Municipal Luiz Viana Filho, bairro São Caetano, passaram por uma Blitz Educativa realizada pela Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran).

A ação resultou na abordagem de cerca de 250 veículos, e de acordo com o Educador de Trânsito Hermes Silva, o trabalho tem como principal objetivo prestar orientações sobre possíveis irregularidades flagradas durante as abordagens. Entre os itens fiscalizados, considerados “Práticas de Segurança no Trânsito”: motoristas falando ao celular, sem o cinto de segurança e documentação irregular. Já os motociclistas, os que estiverem com capacete sem viseira e sem presilha, calçado inadequado e documentação irregular.

E frisa que o conjunto de infrações que porventura são flagrados no momento das abordagens, a equipe trabalha para converter em segurança no trânsito. “Orientamos a maneira adequada e ainda convidamos essas pessoas para participar de uma aula educativa que acontecerá na sexta-feira, dia 04, às 09 horas, no auditório da Sesttran”, informa Hermes Silva.


Brava Gente Brasileira será o tema central do desfile cívico do 7 de Setembro em Itabuna


         Autoridades e militares, além de representantes das escolas da rede pública – municipal e estadual – e particular de ensino, bem como do governo municipal, estiveram reunidos na FTC para definir o tema e a programação do desfile cívico do 7 de Setembro, em Itabuna, que este ano terá como tema central a “Brava Gente Brasileira”. O encontro coordenado pela secretária de Educação, Anorina Smith Lima, foi o primeiro passo para definição do trajeto e discussão das questões ligadas ao roteiro do desfile.

         Ela informa que além da definição do tema, foi debatida a  estruturação do desfile que terá a participação de unidades militares, como o Tiro de Guerra, 15º Batalhão da PM, 4º Grupamento de Bombeiros Militares, da Polícia Rodoviária e GCM, além de unidades escolares e representações de diversas entidades e instituições da sociedade civil.
         
Anorina Smith Lima lembra que o desfile envolve não apenas a Secretaria da Educação, como também o cerimonial, a Secretarias de Administração, que vai cuidar da infraestrutura do evento, de Saúde, Governo e de Segurança, Transporte e Trânsito. Informa ainda que a próxima reunião será ampliada com a participação de todas as instituições no dia 18 de agosto, também na FTC.

         Em paralelo serão realizadas reuniões com as escolas particulares, estaduais e municipais, uma vez que cada uma das unidades vai trabalhar um subtema ligado ao tema geral. O desfile tem como objetivo a celebração da independência do Brasil, e foi considerada pela secretária como “um momento de cultuar o civismo em todo o país, especialmente pelo momento que o Brasil passa com uma crise política e econômica”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...