quinta-feira, 6 de julho de 2017

Prefeitura de Ilhéus organiza cadastramento de produtores em programas de alimentos e de habitação


A equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Seap) da Prefeitura de Ilhéus esteve reunida com cerca de 30 agricultores familiares e comunidade indígena da região do Acuípe do Meio II. O objetivo foi repassar à comunidade informações e esclarecimentos sobre o Programa de Aquisição de Alimento (PAA) e o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Um convênio com a Caixa Econômica Federal está para ser publicado no Diário Oficial da União, visando a construção de 200 unidades habitacionais, na localidade rural de Cururutinga, próxima a região do Santo Antônio.


Na manhã de hoje (6), técnicos da Seap, participam de um Dia de Campo, onde farão medições com pontos de georreferenciamento, fotografias, coleta e emissão dos dados em sistema. A empresa vencedora da licitação, a OCA Construção e Incorporação, entrará com a contrapartida, de acordo com exigência do Edital, reformando alguma obra pública já existente, seja uma praça ou escola, a ser futuramente definido. Outro ponto importante exigido é a mão de obra local que será contratada. Fora os engenheiros, os profissionais deverão ser da localidade, o que representa mais geração de renda para a região.    

Valorização da produção – Segundo a chefa de Agricultura, Aclécia Souza, para a realização do cadastro, tanto no PAA quanto no PNHR, os agricultores familiares e indígenas devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca. “O PAA é uma reconquista deste governo. Para isso é necessário à apresentação dos documentos pessoais e das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP’s), estas, preenchidas corretamente”, informou.
“Os índios produzem muito, a expectativa é a melhor possível”, completa Aclécia. Muitos indígenas ainda jovens deixam as aldeias e se integram à lógica da cidade. “Vários fatores influenciam este tipo de migração, como o crescimento demográfico maior do que as áreas cultiváveis. O PAA estimula as famílias indígenas a continuarem com o trabalho no campo, garante segurança alimentar e melhora o aproveitamento de recursos naturais nas aldeias”, ressaltou.

Atendimento no campo - De acordo com o secretário municipal, Angelito Dias Filho, o atendimento in loco, na zona rural, nas áreas de manejo, melhora a produtividade. O titular da pasta ressaltou a importância do prefeito Mario Alexandre, quando lutou em Brasília para desbloquear o PNHR, travado na antiga gestão.  “É uma maneira de mostrar toda a estrutura disponível, atender os produtores e também verificar quais são suas necessidades diante das possibilidades”, explica Angelito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO EM ITABUNA NOVAMENTE FAZ PALESTEA

Zico Um dos maiores nomes do futebol mundial esteve em Itabuna neste dia 18 de abril  ministrando uma palestra a empresarios e profissionais...