segunda-feira, 3 de julho de 2017

Políticos e empresários elogiam animação e participação popular no Forró do Povo


A animação e organização do Forró do Povo foram elogiadas por políticos, empresários e pessoas que participaram dos três dias de festa em Itabuna, atraindo forrozeiros de toda a região. O governador Rui Costa, que esteve no palanque oficial na sexta-feira (30) destacou a importância do evento pelo resgate de tradições culturais da região e pelo estímulo a atividades econômicas, com retorno na área social através da geração de renda para empreendedores e artistas.
 O governador destacou ainda que este tipo de evento levanta a autoestima da população, que ganha com opções de lazer e cultura, além de fortalecer a economia regional, que vem ganhando um novo fôlego e uma nova dimensão. A primeira dama do estado, Aline Peixoto, também esteve em Itabuna para assistir a exibição da banda Aviões do Forró no primeiro  dia da  festa.

O deputado federal Paulo Magalhães também esteve no circuito do forró e elogiou a programação do evento que incluiu bandas conhecidas nacionalmente e também valorizou aos artistas regionais. Ele destacou a efetiva participação popular observando que o público lotou todo o espaço da Praça Rio Cachoeira e da avenida Mário Padre.


Já o deputado federal João Carlos Bacelar, que também participou do Forró do Povo, disse que a festa valeu pela animação e pela sua dimensão regional atraindo forrozeiros de todo Sul da Bahia. Ele destacou a participação de duas dezenas de bandas e artistas, muitos deles conhecidos nacionalmente.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, que também esteve no palanque oficial, destacou a programação elaborada pela FICC em parceria com a Bahiatursa, bem como a efetiva participação da população que brincou pra valer com animação e tranquilidade. A programação do Forró do Povo foi elogiada pelos empresários Jaime do Amor, Rafael Moreira e Paulo Carletto, que destacaram a programação e o resgate de tradições culturais pelo prefeito Fernando Gomes.
Organização e planejamento garantiram segurança 


“Uma festa ordeira e pacífica como era esperado pelo prefeito Fernando Gomes”. Foi com esta frase que o comando da Guarda Civil Municipal (GCM) resumiu o Forró do Povo – São Pedro, em Itabuna, realizado no período de 29 /06 a 1º/07 na Praça Rio Cachoeira. De acordo com o inspetor do Núcleo Operacional da GCM, Inácio Pereira Nascimento, foram disponibilizados 70 guardas municipais por noite, distribuídos entre comando, inspetores e grupamento, que atuaram em parceria com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.  

Segundo relatório, foram registradas apenas três ocorrências, nos três dias do evento, por desordem, “o que demonstra que a festa realmente transcorreu num clima de muita alegria e paz”, reforçou o inspetor, adiantando que a GCM vem se capacitando regularmente para continuar prestando serviços de forma técnica e humanizada para a população.

A Polícia Militar também confirma a tranquilidade e segurança durante os três dias de festa.  Segundo o comando, foram disponibilizados 90 policiais por dia com o suporte de 15 viaturas do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), Cipe Cacaueira, Caerc e  Rodesp Sul. A cavalaria da PM também circulou em toda a extensão da festa e  registrou apenas duas conduções de pessoas com excesso de álcool, sem necessidade de condução para o Complexo Policial. 

“Foi uma festa tranquila, resultado de um planejamento eficiente por parte da organização, o que resultou num grande sucesso de público e de segurança”, destacou o coordenador do Setor de Planejamento do 15º. Batalhão de Polícia Militar, Capitão PM Penalva.

Ele disse ainda que o sucesso se deve inclusive pelo apoio da Guarda Civil Municipal que colaborou com a segurança e esteve presente em diversos locais, inclusive nos acessos à festa, onde cada pessoa passou por detectores de metais.  Capitão PM Penalva informou que após o encerramento da festa os policias continuaram o trabalho, acompanhando grupos de pessoas que seguiam para suas casas, no final da festa, evitando ações de vandalismo e de assaltos, garantindo com isso a segurança integral da população.

Ronda preventiva
A ação da PM foi iniciada uma hora antes da festa com ronda em vários bairros e centro da cidade, só terminando com a última pessoa a sair da avenida.  No local da festa foram instalados dois pontos de abordagem para observação do movimento com cinco policiais, número que poderia ser aumentado se houvesse necessidade, conformou lembrou o comando da PM.

Presente nos três dias de Forró, o Corpo de Bombeiros teve participação decisiva na segurança da população. A corporação foi responsável, inicialmente, pela vistoria dos palcos, camarotes e nas instalações elétricas e das barracas. Durante a festa uma equipe com bombeiros também atendeu poucas pessoas alcoolizadas, realizando os primeiros socorros no próprio local, sem registro de encaminhamento ao hospital.    

Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), atendeu 54 casos, num universos de cerca de 40 mil pessoas que passaram pelo local da festa, segundo a organização do evento. A enfermeira Rafaela Caldas, que coordenou uma equipe de 11 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio, informou que do total de atendimentos nos três dias, 51 foram vítimas de alcoolismo e atendidas no posto avançado, instalado no prédio da Câmara. Outras três pessoas sofreram trauma por queda, sendo que duas delas foram encaminhadas ao Hospital de Base.

“Sem dúvida foi uma festa tranquila em termos de atendimento médico de urgência, o que é incomum quando se trata de grandes aglomerações, como o Forró do Povo, que lotou todos os espaços nos três dias do evento”, finalizou a enfermeira.

Alegria e muita animação marcaram os três dias 


Alegria e muita animação marcaram os festejos do São Pedro de Itabuna para a multidão que lotou a Praça Rio Cachoeira e curtiu o encerramento do Forró Do Povo, para se despedir de um dos maiores festejos de São Pedro da região. A atmosfera que predominou durante as três noites de evento de muita paz e alegria permaneceu no sábado (1º) onde clima já era de saudade e expectativa para as próximas edições.

As apresentações da última noite tiveram início às 17 horas com o show da banda Bom Q’Xote. Na sequência, a cantora Larissa Gomes subiu ao palco e levou o sertanejo romântico para o público da Praça Rio Cachoeira. Em seguida, foi a vez do grupo Cacau Com Leite se apresentar e cantar seus grandes sucessos como “Volte Logo”, “VimVim”. A banda, que é filha de Itabuna aproveitou para apresentar aos fãs a sua nova cantora: Liu Menezes, artista já conhecida do público local.

A festa continuou com o pé de serra da banda Estakazero, que comandada pelo vocalista Léo Macedo, não deixou ninguém parado. Segundo Léo, tocar em Itabuna é sempre uma grande expectativa para o Estakazero, que tem na cidade muitos fãs e admiradores.

Para fechar o forró do Povo com “Chave de Ouro”, a última atração da noite fez uma verdadeira mistura de ritmos na Praça Rio Cachoeira. A dupla mineira Marcos e Pablo chegaram mostrando muito sertanejo para os itabunenses, mas não deixaram de fora do repertório o autêntico forró nordestino. No ponto alto da noite, a dupla chamou ao palco a vocalista da banda Vingadora, a itabunense Tays Reis.

A multidão que ainda se fazia presente na festa foi ao delírio e pôde curtir os sucessos da banda que é sucesso por onde passa. Tays comentou a emoção de cantar para o povo de Itabuna e não deixou ninguém parado com seus sucessos “Metralhadora”, “Calcanhar de Prego” e a sua nova música de trabalho: “Ei, tio”.

São Pedro em Itabuna atraiu 120 mil pessoas 

O prefeito Fernando Gomes tem uma avaliação positiva dos festejos do Forró do Povo em sua edição 2017, que atraiu um público superior a 120 mil pessoas em três dias, com a participação de 19 bandas, gerando movimentação para o comércio e oportunidades para vendedores ambulantes. O prefeito considera que o êxito dos festejos é resultado não apenas do apoio do governador do Estado, Rui Costa e de uma parceria com a Bahiatursa, mas também da participação da população, “porque vocês é que fazem a festa, com animação, tranquilidade e sem incidentes, o que nos dá força para fazer o Carnaval do próximo ano.”

Na festa, a Bahiatursa atuou no apoio à contratação das bandas, entre as quais a EstakaZero, Aviões do Forró, Lordão, Cacau com Leite, Adelmário Coelho, enquanto a prefeitura cuidou da infraestrutura, que incluiu dois palcos, camarote oficial, portal de acesso e montou um pequeno arraial na quadra esportiva na avenida Mário Padre, que funcionou como uma atração à parte.  O Departamento de Iluminação, uma unidade da Secretaria de Administração, instalou mais de 400 lâmpadas de vapor de mercúrio no circuito da festa.
Enquanto o público entoava o canto “o campeão voltou”, Fernando Gomes lembrou que depois de nove anos sem festejos juninos e sem Carnaval, Itabuna terá quatro de alegria, prometendo inclusive uma atração surpresa para o 28 de julho, quando a cidade festeja 107 anos de emancipação política e administrativa.

O prefeito lembrou as preocupações do seu governo com a saúde, educação, geração de emprego e renda, que são prioritários, destacando que através de projeto aprovado pelo legislativo, Itabuna é hoje uma Cidade Universitária e que ganha até o final do ano duas novas instituições de ensino superior. Agora em julho, será inaugurada a unidade local das Faculdades Santo Agostinho, que implanta um Curso de Medicina em Itabuna.

Ele falou ainda da preocupação com a atração de mais investimentos para Itabuna e terminou agradecendo ao trabalho da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Guarda Civil Municipal, bem como a todos os que contribuíram para o sucesso do Forró do Povo, “mas a participação de todos vocês que aqui vieram me engrandeceu muito e fortalece o nosso governo na superação dos desafios”, finalizou.
Da assessoria de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...