sexta-feira, 14 de julho de 2017

IV Festival Gastronômico de Itacaré aberto ontem


Em uma noite de expectativa e muitos sabores, o IV Festival Gastronômico de Itacaré teve início nesta quinta-feira, dia 14, na Orla da cidade. Com o tema “Sabores de Itacaré”, a abertura reuniu centenas de pessoas entre moradores, visitantes, empresários, parceiros, autoridades regionais, convidados e imprensa.


Apontado como um dos melhores festivais gastronômicos da Bahia, o evento, realizado pela Prefeitura de Itacaré, conta com a participação de 30 restaurantes da cidade e com uma programação cultural cheia de atrações.

A apresentação do projeto de fortalecimento da agricultura familiar, bares e restaurantes locais foi realizada pelo prefeito, Antônio de Anízio, que na oportunidade destacou a emoção pelo sucesso do festival, que há quatro anos faz história no município em reunir sabores, bom preço e música em um só local.

“É uma oportunidade impar para que nossa cidade sinta essa energia maravilhosa. Estou falando como nativo dessa terra e me sinto honrado em ver agregado os grandes chefes com os nossos produtores rurais, onde estamos dando uma visibilidade ao turismo de base comunitária. Agradeço ao emprenho da Secretaria Municipal de Turismo e a todos os colaboradores pelo sucesso desse evento, que já faz parte do calendário de programação do município”, expressou alegremente o prefeito.



Quem participou da abertura, degustou de pratos diversos feitos à base de produtos cultivados na região. E o melhor, com preços promocionais, que variam de R$ 7 a R$ 55 e estão divididos em cinco categorias: prato principal, petisco, lanche, sobremesa e drink.

 O secretário municipal de Turismo, Júlio Oliveira, afirmou que a proposta é inovar, diversificar, agregar a economia e potencializar a gastronomia local transformando-a num produto turístico. “A receptividade em relação ao projeto foi surpreendente. A prefeitura, os empresários e a comunidade em geral aderiram ao projeto. Isso que dizer que imediatamente eles entenderam a importância do projeto e estão participando efetivamente”, observou o titular da pasta, Júlio Oliveira.     

Além da Feira da Agricultura Familiar, a abertura conteve a apresentação cultural do grupo local Bicho Caçador. Já na cozinha show, Chef Meia Noite, Chef Cristiano Ribeiro, Chef Fabrício Lemos e Chef Lisiane Arouca fizeram os pratos com diversos sabores para o público com os shows musicais do jazz de Laurent Rivamales e o MPB de Ronara Criola.

PROGRAMAÇÃO:

14 DE JULHO (SEXTA-FEIRA) – ORLA DE ITACARÉ

9h às 12h – Oficina SENAC: Boas Práticas para Pescados Mais Saudáveis
14h – Feira da Agricultura Familiar
17h – Feira da Praça Especial com Artesãos Locais
17h – Apresentação Cultural (Capoeira)
COZINHA SHOW
17h30 – Chef Marly Katarina – Cozinha Kids (Café com Cacau | Itacaré). Apresentação: Açaí na Coroa de Chocolate. Tema: Cacau, a Força da Natureza.
18h30 – Chef Paulo Pinto (Consultor Gastronômico | Itacaré). Apresentação: Peixe Assado de Beira de Praia. Tema: Valorizando o que a Nossa Terra Tem de Melhor.
19h30 – Chef Rafael Bravo (Bravo BurguerBeer | Salvador). Apresentação: Hambúrguer da Terra e Milkshake da Fazenda. Tema: Processo Criativo e Operacional Hambúrguer e Milkshake Gourmet.
20h30 – Chef Júnior França (Consultor Gastronômico | Curados do Festival). Apresentação: Pescado aos sabores da terra e chips de caroço de jaca. Tema: Cozinhando com Sabores e Lembranças de Itacaré.
21h30 – Chef Leonardo Roccon (Cozinha em Ação | São Paulo). Apresentação: Tartar de Tomate com Melancia e Paella Caipira com Feijão de Corda. Tema: ComfortFood Contemporâneo.
SHOW NO PALCO
22h30 – Beatles ‘N’ Jazz (Jazz)
00h30 – Os três da Bahia (Forró)

15 DE JULHO (SÁBADO) – ORLA DE ITACARÉ

8h30 às 12h30 – Workshop SENAC: Petiscos à Base de Mandioca
14h – Feira da Agricultura Familiar
17h – Feira da Praça Especial com Artesões Locais
17h – Apresentação Cultural (Quadrilha Vila Madalena)
COZINHA SHOW
17h30 – Chef Paulo Pinto – Cozinha Kids (Sorveteria Show de Bola | Itacaré). Apresentação: Sorvete Kids. Tema: Brincando com Cores e Sabores.
18h30 – Chef Aurélien Roche (Txai Resort). Apresentação: Robalo dos Companheiros do Txai. Tema: Cozinhando com os Companheiros.
19h30 – Chef Caco Marinho (Restaurante DOC | Salvador). Apresentação: Vermelho e Ouriço com Purê e Vinagrete de Mangalô. Tema: Qualidades da Pequena Produção. Terra e Mar de Itacaré.
20h30 – Chef Clécio (Restaurante Itacarezinho). Apresentação: Robalo com Garú. Tema: Sustentabilidade vs Consumo consciente.
21h30 – Chef Ricardo Brito (Restaurante Al Mare | Salvador). Apresentação: Peixe com Vegetais Orgânicos e Emulsão de Limão Rosa. Tema: Da Horta para a Mesa.
SHOWS NO PALCO
22h30 – Vanessa Melo & Quarteto (Jazz)
00h30 – Bruta Raça (Pop Rock)

16 DE JULHO (DOMINGO) – ORLA DE ITACARÉ

17h – Feira da Praça Especial com Artesãos Locais
17h30 – Chef Turco – Cozinha Kids (Pizza do Turco | Itacaré). Apresentação: Mini Pizza. Tema: Mini Pizza e suas Aventuras.
18h30 – Apresentação Cultural (Grupo Le Dum | Percussão Mirim com Instrumentos Reciclados)
COZINHA SHOW
19h – Chef Jô (Villa Ecoporan | Itacaré). Apresentação: Bobó de Coco Verde com Camarão. Tema: Bahia Gourmet.
20h – Chef Leleco (Espaço Brasil). Apresentação: Paella Arretada. Tema: Do Mar ao Pomar.
21h – Chef Marly Katarina (Café Cacau | Itacaré). Apresentação: Carne do Sol na Pedra. Tema: Tradição da Nossa Terra.

21 a 23 DE JULHO – ORLA DE ITACARÉ

19h – Festa do Chef (Nos estabelecimentos participantes)
FESTAS DOS CHEFS
20/07 – 19h - Pé de Amêndoa Café Bar
21/07 – 19h - Restaurante Alamaim

22/07 – 12h - Cabana Corais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...