sexta-feira, 14 de julho de 2017

Ilhéus recebe Missão Chinesa que estuda investimentos na ZPE


Há 30 anos, o município de Ilhéus luta para implantar a sua Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Hoje (14), a visita de uma comitiva de empresários de Tianjin, na China, significou a ação mais concreta, nestas três décadas, para que o projeto possa, efetivamente, tornar-se realidade. Durante solenidade ocorrida no Teatro Municipal, representantes do Governo da Bahia, da Prefeitura Municipal e dos empresários brasileiros e estrangeiros, assinaram um Memorando de Entendimentos entre a ZPE de Ilhéus e a Comissão do Comércio do Governo de Tianjin. Em seguida, visitaram o Porto de Malhado e a área destinada à implantação da primeira etapa da ZPE local, equipamentos que aguardam investimentos para avançar.

“O Governo da Bahia está convencido de que está dando o mais importante passo para a concretização da ZPE”, afirmou o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, que representou o governador Rui Costa e o vice-governador João Leão na solenidade. A visita dos chineses é resultado de uma Missão de Negócios realizada pelo Governo da Bahia, ano passado.


Exemplo - Tianjin está situada no nordeste da China. É a terceira plataforma exportadora mais importante do País e uma das maiores comunidades econômicas, depois de Xangai e Pequim. A sua Área de Desenvolvimento Econômico-Tecnológico serve de base para praticamente todos os polos industriais, comerciais e financeiros da região. Com crescimento de mais de 30% ao ano, a cidade é, hoje, uma das maiores bases na China para indústrias relacionadas à alta-tecnologia e telecomunicações. ”Tenho certeza de que a gente vai fazer bons negócios no futuro”, afirmou o diretor-geral da Comissão de Comércio, Zhang Aiguo.

“Desenvolvimento só se faz com muito trabalho, com muito esforço”, ressaltou Dauster. “Este encontro está permitindo visualizar cada vez com mais clareza que, em breve, poderemos ter coisas concretas com a conclusão da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), construção do Porto Sul e do Aeroporto Internacional de Ilhéus”, completou, referindo-se a projetos intermodais que vêm sendo projetados pelo Governo da Bahia.

Esforço coletivo - O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, destacou que o resultado deste encontro é fruto de um esforço coletivo, de governo e sociedade. “A China é um exemplo de eficiência para o mundo. O povo de Ilhéus é ordeiro, pacífico e trabalhador. Os chineses podem acreditar que vão encontrar aqui um povo disposto a trabalhar muito, com vontade de acertar”, disse à comitiva. Para Mário Alexandre o evento de hoje marca um momento histórico para todo o povo de Ilhéus e o seu sonho de ver a cidade avançar social e economicamente.

Vice-presidente da Associação e Plataforma Intercontinental entre a China, Angola, Brasil e Portugal, Margarida Xu destacou que para transformar sonhos em realidade é preciso que alguém escute. “O povo da Bahia é um povo que escuta, é um povo que faz”, afirmou. A empresária destacou o comprometimento do Governo da Bahia e do prefeito de Ilhéus para tornar a parceria uma realidade. “Nós avaliamos os homens e as suas verdadeiras intenções”, destacou. Margarida Xu disse ainda que a China desenvolve parcerias com os países de língua portuguesa e isto tem um significado concreto e não são palavras vazias. “A prova disto é que estamos aqui para fazer as coisas acontecerem. Não é só a amizade que nos traz aqui, é o desenvolvimento, a interligação dos empresários e dos homens comuns da China e do Brasil”, completou.

Vocação para indústria - Presidente da ZPE de Ilhéus, Otávio Pimentel lembrou a vocação econômica do município. “A indústria está no DNA do povo de Ilhéus. A cidade já representou 56 por cento do Produto Interno Bruto da Bahia, foi matriz da primeira indústria do Brasil, de cana-de-açúcar, e mantem em atividade o primeiro Polo de informática do nordeste”, destacou. “O que vamos é aproveitar os cinco mil anos de experiência e de cultura da China para que a gente possa andar subindo degraus e não mais de forma linear”, defendeu. Com a consolidação desta parceria, nasce, segundo Pimentel, a capacidade de mudar substancialmente a matriz financeira de Ilhéus e da Bahia.
O que é uma ZPE? - Uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) é um distrito industrial onde empresas nele localizada operam com suspensão de impostos, liberdade cambial (não são obrigadas a converter em reais as divisas obtidas nas exportações) e gozam de procedimentos administrativos simplificados. A de Ilhéus existe oficialmente no papel. No terreno destinado para tal finalidade, aguarda investimentos.

As ZPES nacionais foram pensadas como forma de atrair novos investimentos externos através do aumento das exportações, que devem atingir o mínimo de 80% do total da produção. Elas contribuiriam para impulsionar o progresso tecnológico, diminuir os desequilíbrios regionais e reduzir a migração para o Sudeste do país, já que, inicialmente e preferencialmente, as zonas estariam situadas nas regiões Norte e Nordeste. A localização da ZPE de Ilhéus é estratégica, por estar bem ao centro do litoral brasileiro.

Abertura econômica - Já as Zonas Econômicas Especiais da China constituem o principal mecanismo de abertura da economia chinesa. Foram criadas na segunda metade da década de 1970 junto ao litoral oriental do País. São investidores com este know how que estão dispostos a investir na Zona de Processamento Econômico de Ilhéus,
A Missão Chinesa foi formada pelos empresários Zhang Aiguo (diretor-geral da Comissão de Comércio de Tianjin), Cai Qingfeng (diretor-geral do Porto de Tianjin e CEO da Free Trade Zone de Tianjin), Shao Weitong (secretário da Embaixada da China no Brasil), Mu Shengjun (chefe de Divisão da Comissão de Comércio) e José Diniz Lucas (presidente da Associação e Plataforma Intercontinental entre a China, Angola, Brasil e Portugal). Além do secretário da Casa Civil, do Governo da Bahia, Bruno Dauster, esteve presente o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Vivaldo Mendonça.

Da Assembleia Legislativa, a solenidade contou com os deputados Ângela Sousa e Eduardo Sales. O presidente da Associação Brasileira de ZPEs, Helson Braga; e o Superintendente da SUDIC, Jairo Vaz, também participaram da solenidade, que contou ainda com autoridades civis e militares da região, empresários locais; o vice-prefeito José Nazal e os vereadores Lukas Paiva, Gil Gomes, Ivo Evangelista, Paulo Carqueija, Jerberson Moraes, Paulo Meio-Quilo, Abraão, Pastor Matos, Makrisi Angeli e Tadeu Muniz.
_________________________________________________________________________
Prefeito de Ilhéus sanciona lei que facilita
desembarque dos ônibus após 9 da noite


Durante ato ocorrido ontem (13) a tarde, no Centro Administrativo, no bairro da Conquista, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre sancionou a Lei 3.864, que dispõe sobre o desembarque de mulheres, idosos e pessoas com deficiência física, usuários do sistema de transporte público da cidade. De acordo com o decreto, estes usuários, tanto na zona urbana quanto no interior, a partir das 21 horas, poderão solicitar a parada fora dos abrigos tradicionais, optando pelo desembarque em locais onde se sintam mais seguros ou de maior acessibilidade.

De acordo com a lei, nos dias que eventualmente houver horários de pernoite ou prorrogação de funcionamento em função de festas populares, o desembarque se estenderá até as 5 horas do dia seguinte. No entanto, para todos os casos, a parada para desembarque deverá ocorrer em local que obedeça ao trajeto regular da linha e onde seja permitida o estacionamento seguro do veículo. O Poder Executivo de Ilhéus vai regulamentar a lei no prazo máximo de 60 dias, após a sua publicação.


A lei 3.864 foi proposta pelo vereador Makrisi Angeli e aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Ilhéus. Ontem, durante o ato, o prefeito destacou a importância da iniciativa, que garante segurança a uma parcela significativa dos usuários do sistema público de transporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...