DIGNIDADE

De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. Rui Barbosa


FEIJOADA DO ALBERGUE BEZERRA DE MENEZES NA AABB, DIA 19 DE NOVEMBRO AO MEIO DIA. VALOR R$25,00 ADQUIRA O SEU BILHETE E CONTRIBUA COM QUEM PRECISA. TELEFONES (73) 3215-1511 E 9-8889-0991 E FAÇA UMA BOA AÇÃO!

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Homenagens à Senhora de Sant’Ana

Homenagens à Senhora de Sant’Ana, no Rio do
Engenho, terão retorno de procissão fluvial

Hoje (26) é o dia da padroeira Senhora de Sant’Ana mas, para os moradores do distrito do Rio do Engenho, em Ilhéus, os festejos alusivos à data acontecem neste domingo (30). A programação é extensa. Com destaque para o retorno da procissão fluvial que há mais de 30 anos não acontece. A comitiva embarcará da Colônia Z-19, na baía Pontal, às 7h30min. O intuito da festa é resgatar os valores históricos e religiosos, convocando os féis a oferecerem louvor, adoração e cânticos na presença da imagem da santa.


A comemoração de Nossa Senhora de Sant´Ana é considerada uma das manifestações mais antigas da igreja católica em Ilhéus. A programação ocorrerá em três etapas: além da saída da procissão fluvial, os participantes também poderão ir por terra firma à capela de Nossa Senhora de Sant’Ana para acompanharem a missa solene, às 9 horas.

Procissão terrestre – Às 10h30min, a procissão terrestre seguirá pelas ruas da comunidade e, às 11 horas, os fiéis receberão a benção final. Segundo João Cezar Santos de Andrade, um dos organizadores do evento, a festa é mais do que o resgate às tradições, é “o apoio às ações voltadas à utilização dos bens culturais através da elaboração de roteiros turísticos e culturais em nosso município”.

Desde a última semana, servidores e máquinas da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca trabalham nas estradas vicinais da região, garantindo assim as condições de visitação turística, já que as fortes chuvas que caíram nas últimas semanas, dificultaram o acesso a localidade. As pistas passaram por um procedimento de encascalhamento, para evitar derrapagens dos veículos automotores. Segundo informações da organização, a Colônia de Pescadores Z-19, irá disponibilizar embarcações devidamente autorizadas pela Marinha e pelo Corpo de Bombeiros, garantindo que o cortejo aconteça com maior brilho e segurança.

Memória – O Rio do Engenho é um dos principais pontos turísticos da cidade de Ilhéus. Além de possuir paisagem cênica, este povoado possui grande importância cultural e religioso, abrigando a Capela de Nossa Senhora de Sant’Ana, erguida pelos jesuítas em 1563. Segundo os historiadores, a capela é considerada uma das mais antigas de que se tem notícia no Brasil. Também, a antiga sesmaria de Mem de Sá, terceiro governador-geral do Brasil. O Rio do Engenho foi a sede, a partir de 1548, do primeiro engenho de açúcar e aguardente da Capitania. Tanto as ruínas do engenho, quanto o santuário de Senhora Sant’Ana, se encontram tombadas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Nenhum comentário: