quarta-feira, 21 de junho de 2017

Secretária de Assistência Social participa da posse da nova Diretoria do Conap



Em cerimônia realizada na tarde de terça-feira (20), na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), foram empossados os novos membros diretores do Conselho da Comunidade para Assuntos Penais de Itabuna (Conap-Itabuna). O conselho, que é composto por representantes de diferentes entidades da cidade tem importante função no acompanhamento das ações penais no município. Os novos diretores, Ivone Gouveia Montenegro Souza (Presidente), Ricardo Borges de Santana (Vice-Presidente), Margarida Maria Alexandre Mangabeira (Diretora Financeira), Davi Pedreira (Diretor Jurídico), Maria Eneida F. Nascimento (1ª Secretária) e Moacir Borges Dias (2º Secretário) terão a missão de representar a sociedade junto ao Conjunto Penal de Itabuna.


A secretária de Assistência Social de Itabuna, Sandra Neilma, que esteve presente na solenidade de posse dos novos membros, ressaltou a importância da atuação do conselho. Para a secretária, o papel desempenhado pelo órgão dentro da Unidade Prisional se configura numa importante ferramenta de ressocialização. “É preciso que haja este enfrentamento no sentido de humanizar este conjunto penitenciário, para que haja este alinhamento entre a sociedade e o poder público, e assim o município possa contribuir com suas politicas para assistir às famílias”, comenta Sandra Neilma.

Empossada como nova presidente do conselho, Ivone Montenegro agradeceu a presença de representantes de diferentes órgãos e entidades da cidade. Ivone observa que o Conap tem trabalhado no sentido de mobilizar a sociedade em torno da discussão para propor medida para reinserir ao convívio social todos que passam pelo conjunto penal de Itabuna. Para a nova Presidente do Conap, “cabe ao conselho incentivar a comunidade a trabalhar num processo de ressocialização junto as pessoas, conferindo oportunidade de profissionalização, para que eles voltem ao convívio melhores do que quando entraram na Unidade Prisional”, .

Para o Juiz da Vara de Execuções Penais, Antonio Carlos Maldonado, o Conap desempenha um papel muito importante uma vez que faz o elo entre a sociedade e o sistema carcerário. A Promotora da Vara de Execuções Penais, Cleide Ramos, ressalta que o Conap é uma voz da comunidade atuando em políticas de assuntos prisionais penitenciários. Segundo Cleide, é preciso garantir que as pessoas que passam pelo sistema prisional, saiam em condições de dignidade humana para que não voltem a reincidir em condutas delituosas.

A nova Diretora Financeira do Conap, Margarida Maria Alexandre Mangabeira, comentou que o evento superou as expectativas e salientou que o conselho irá atuar para promover ações e parcerias com instituições de modo a levar ao conjunto penal medidas de ressocialização. Para Margarida, o próximo passo é fomentar na sociedade o ensejo em participar do conselho e contribuir com os projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasil tem agora o pior mercado de ações, aponta JPM

Maior banco do mundo põe o índice MSCI Brazil na lanterninha Do -  Diario do Poder - O banco norte-americano JP Morgan, o maior do mundo, di...