sexta-feira, 30 de junho de 2017

Forró do Povo é elogiado e leva milhares de pessoas à Praça em Itabuna


A chuva que caiu nos últimos dias em Itabuna deu uma trégua no final da tarde de quinta-feira (29) e foi providencial para levar milhares de pessoas à Praça Rio Cachoeira, em Itabuna, na abertura do Forró do Povo 2017, uma das mais tradicionais festas de São Pedro, resgatada pelo prefeito Fernando Gomes.

“Sinceramente não esperava tanta gente. Não tem lugar nem para respirar”, disse a estudante Katyanne Matos, que aproveitou para elogiar o prefeito. “Só ele para fazer uma festa grande e bonita como esta”. “O governo municipal é abençoado, dedicado e trabalha para devolver a alegria ao povo que ficou órfão por oito anos”, complementou o secretário municipal de Administração, Dinailson Oliveira.   

Não faltaram elogios à festa que é promovida pela Prefeitura e coordenada pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), com o apoio da Bahiatursa do Governo do Estado. O deputado Paulo Magalhães, por exemplo, disse que “Fernando Gomes consegue dá nova vida, alegria e esperança ao povo dessa terra, porque ele sabe trabalhar e ama o que faz”.

 O vereador Robson Sá (Robinho), completou entusiasmado que “é preciso realmente gostar do que faz e o prefeito tem histórico de trabalho por Itabuna e de megas festas como esta, assim como o próprio Carnaval Antecipado, do qual ele é o idealizador. Fernando sabe como fazer a população feliz”.

A dançarina Adriana Moreno parabeniza o prefeito Fernando Gomes e aos organizadores da festa ao destacar que o Forró do Povo traz num só lugar, arte, cultura, lazer, alegria, programação musical de qualidade e “nós só temos a agradecer a esse prefeito que não diz, ele simplesmente faz”.
Vendedores e barraqueiros foram são unânimes ao comentar sobre o evento: “Foi uma grande inciativa essa festa bonita, pois traz nova esperança para nós e principalmente para as pessoas desempregadas”, comentou o vendedor de cerveja Ronaldo Alcântara. Outra vendedora, Maria Rita Souza, disse que esta é a oportunidade para muitos complementarem a renda e ainda lucrar. “Essa multidão só o prefeito Fernando Gomes consegue atrair, e isso nos anima pois a festa só está começando”.

Diversão e renda
O prefeito Fernando Gomes diz que não se sente surpreso com a participação maciça da população local e regional a um mega evento como esse. “Faço festa para todos, indistintamente, desde os que vêm para diversão aos que vendem seus produtos, gerando com isso entretenimento, emprego e renda”. Ele disse ainda que o Forró do Povo foi possível por causa do apoio que o governador Ruy Costa deu e tem dado a Itabuna. “Numa parceria importante que tem trazido grandes benefícios ao município”.

A organização da festa pensou em todos os detalhes, desde a super estrutura montada na praça Rio Cachoeira, organização das barracas para venda de comidas e  bebidas, à programação musical e, principalmente a  segurança da população. Postos das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, da Guarda Civil Municipal e do Samu 192 foram instalados no prédio da Câmara Municipal, funcionando com efetivo suficiente para atender a demanda.

A Polícia Militar garantiu 65 homens comandados pela Capitã PM Adriana. A Guarda Civil Municipal com 80, os bombeiros com 20 e o Samu com 11 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, pessoal de apoio e duas ambulâncias à disposição do público.

Conforme determinação do prefeito Fernando Gomes, o Forró do Povo foi aberto no horário programado: às 17 horas, tendo no palco como primeira atração  regional o cantor Guiga Reis, o cowboy forrozeiro da Bahia, que fez o público delirar.  A baiana Larissa Gomes com mistura de ritmos como axé e arrocha, deu sequência à programação, seguida dos cantores Genard e Daniel Vieira e a banda Raneychas.

E para fechar a primeira noite Aviões do Forró, considerada uma das maiores bandas forrozeiras da atualidade no país e Adelmário Coelho, outro fenômeno da música popular brasileira nordestina animaram o publico até 1 hora da madrugada desta sexta-feira. Hoje tem mais forró na praça. Estão na agenda as atrações: Urubu Fogoso, Ely Marques, Boteco das Amigas, Lordão, Aduilio Mendes (Ex-Mastruz com Leite) e Dorgival Dantas.


Encerram a última noite do Forró do Povo 2017, no sábado, as bandas Bom Q’Xote, Forró do Karoá, Cacau com Leite, Vera Cruz, Estakazero e Maros e Pablo. A programação nos dois dias tem início a partir das 17 horas.  

Forró do Povo previsão de 40 pessoas nesta sexta,30 na Praça Rio Cachoeira

Depois das apresentações de Aviões do Forró, Adelmário Coelho, além dos artistas regionais, segunda noite do Forró do Povo promete reunir nesta sexta-feira(30) mais de 40 mil pessoas na Praça Rio Cachoeira, superando o sucesso de público da abertura oficial do evento que reuniu cerca de 40 mil participantes. Outro dado que merece destaque é que de acordo com o comando da Polícia Militar, na quinta-feira (29) não houve nenhuma detenção e nenhum incidente: “Uma festa de abertura bonita, tranquila, com muito forró e muita animação”, comentou o prefeito Fernando Gomes. 

Grandes nomes do autêntico forró nordestino e também do meio artístico regional estão na programação da noite desta sexta-feira: Urubu Fogoso, Ely Marques, Boteco das Amigas, Lordão, Aduilio Mendes (Ex-Mastruz com Leite) e ainda uma das atrações mais esperadas, o sanfoneiro, cantor e compositor Dorgival Dantas. A expectativa é de que nos três dias do Forró do Povo mais de 120 mil pessoas passem pelo circuito da festa.

As apresentações do Forró do Povo 2017, uma das mais tradicionais festas de São Pedro do município e que foi resgatada pelo prefeito Fernando Gomes, começam pontualmente às 17 horas. A última apresentação será do cantor Dorgival Dantas, prevista para às 23h30min. “O povo itabunense merece diversão, e o melhor, o município também ganha economicamente por conta do grande número de visitantes que vem curtir as atrações gratuitas”, lembrou o prefeito.

Para melhor acomodar o público, a Prefeitura de Itabuna decidiu fazer algumas adequações na manhã desta sexta-feira (30) para o reordenamento das barracas que comercializam comidas e bebidas, visando disponibilizar mais espaço para o público que deve comparecer em massa ao evento. Tudo pensando no conforto e segurança dos itabunenses. A última noite do Forró do Povo 2017 será amanhã (1º), com as bandas Bom Q’Xote, Forró do Karoá, Cacau com Leite, Vera Cruz, Estakazero e Maros e Pablo. 

Nenhum comentário: