terça-feira, 23 de maio de 2017

Prefeitura apoia o III Encontro Baiano de Agrossilvicultura



O III Encontro Baiano de Agrossilvicultura está contando com um apoio de peso para sua realização. O evento que será realizado no período de 05 a 09 de junho - semana dedicada ao Meio Ambiente, cuja data transcorre no dia 5 -, tem o apoio da Prefeitura Municipal de Itabuna. O prefeito Fernando Gomes recebeu na tarde de segunda-feira (24) representantes de algumas das instituições que realizarão o evento para acertar detalhes da parceria: o engenheiro agrônomo Raúl René Vallechefe do Centro de Pesquisas do Cacau (CEPEC/CEPLAC); o engenheiro e pesquisador da Ceplac Dan Erico Lobão; o ambientalista Erlon Botelho, da Fundação Pau-Brasil, entre outros.

“Nossa região precisa de incentivo em tudo que diz respeito ao sistema agroflorestal, e a Prefeitura Municipal de Itabuna não medirá esforços para dar sua contribuição”, destacou o prefeito Fernando Gomes. O secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, John Nascimento, completou ressaltando a importância deste encontro para o desenvolvimento sustentável da região. “Sabemos que somente através da união de todas as instituições encontraremos soluções eficazes para nossa região. Será um evento muito interessante, haverá painel do clima, simpósio do pacto internacional silvipastoril, enfim, uma série de soluções será apresentada em conjunto para melhoria da nossa região”, disse John.


O engenheiro agrônomo Raúl René Valle salientou sobre a necessidade de realizar este evento para que todos comecem a pensar de forma conjunta. “Temos que começar a pensar, com urgência, em ações para preservação dos nossos recursos naturais, e o prefeito Fernando Gomes, como sempre, se mostra disposto a nos ajudar e a sociedade como todo”. O engenheiro Dan Lobão lembra que a prática do modelo de Agrossilvicultura teve sua origem na região Sul da Bahia há mais de 250 anos, e que hoje no mundo inteiro ele é valorizado.

“O III Encontro Baiano de Agrossilvicultura será mais uma forma de retomarmos o desenvolvimento desse sistema no meio rural. Enfim, este evento será realizado para mostrar a comunidade técnica-científica, agricultores e estudantes de que a retoma do desenvolvimento em bases sustentáveis na nossa região cacaueira está sendo liderada pela cidade de Itabuna”, avalia o pesquisador Dan Lobão.

O Encontro
O Encontro Baiano de Agrossilvicultura contará com eventos simultâneos (palestras, mesas-redondas, oficinas) em que reunirão pesquisadores internacionais e brasileiros de reconhecimento na área agroflorestal, além de professores, estudantes e produtores rurais. Ele será realizado no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e na Ceplac, situada na BR-414, rodovia Ilhéus/Itabuna.

A expectativa é de que cerca de 1.000 pessoas participem do evento que é uma realização da Ceplac, Fundação Pau Brasil, Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais (SBAF), Grupo de Pesquisas em Conservação Produtiva, Instituto Biofábrica de Cacau, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e SEBRAE. Conta ainda com o apoio do Governo da Bahia, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Prefeitura de Itabuna, Biosementes – Plantando Soluções, CAPES, Módulo Rural, Professional Clean e Gráfica Mesquita.
Fotos: Helio Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...