domingo, 14 de maio de 2017

Jovens pesquisadores interromperam ataque cibernético mundial

Domingo, 14 de Maio de 2017 - 16:20

Jovens pesquisadores interromperam ataque cibernético mundial

por Associated Press | Estadão Conteúdo
Jovens pesquisadores interromperam ataque cibernético mundial
Foto: Shutterstock
O ataque virtual que espalhou softwares maliciosos em todo o mundo, desligando redes de hospitais, bancos e agências governamentais, foi frustrado por um jovem pesquisador britânico e um registro de domínio barato, com a ajuda de outro engenheiro da segurança da informação dos Estados Unidos de 20 e poucos anos. O Centro Nacional de Segurança Virtual da Grã-Bretanha e outros institutos agradeceram o pesquisador de segurança cibernética, com idade de 22 anos, identificado apenas como MalwareTech. O ataque conhecido por ransomware (tipo de Malware que cobra um valor de resgate) afetou a rede hospitalar da Grã-Bretanha e vários sistemas, em países diversos, em um esforço para obter dinheiro dos usuários de computador. 

O pesquisador pode ter salvado milhões de dólares de empresas e governos. MalwareTech, que trabalha para a empresa de segurança cibernética Kryptos Logic, é parte de uma grande comunidade de segurança cibernética global que está constantemente observando ataques e trabalhando para interrompê-los ou evitá-los, frequentemente compartilhando informações no Twitter. Em um post no sábado, MalwareTech escreveu que percebeu, na sexta-feira, que o sistema de saúde da Grã-Bretanha tinha sido atingido por um ransomware e acrescentou que era "algo grande". Ao mesmo tempo, Darien Huss, engenheiro de pesquisa de 28 anos de idade que trabalha para a empresa de segurança cibernética Proofpoint, estava fazendo sua própria análise. 

O morador de Michigan disse que notou que os autores do malware deixaram uma marca, um dispositivo chamado "kill switch". Huss compartilhou a descoberta no Twitter. Logo, ele e MalwareTech estavam falando sobre o que tinham descoberto. O registro do nome de domínio e o redirecionamento dos ataques ao servidor da Kryptos Logic ativaram o "kill switch", interrompendo as infecções do ransomware. Já no sábado, Huss e outros chamaram Malware Tech de herói. Huss acrescentou que a comunidade de segurança cibernética global "trabalhou como uma equipe" contra o ataque. "O 'herói' foi um pouco forte,", disse MalwareTech, no domingo. "Eu meio que fiz o que pude". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...